Câmara entrega Moção a Brocker Turismo
A sessão ordinária do dia 21 de dezembro foi marcada pela entrega da Moção de Aplausos à Brocker Turismo pela passagem dos 20 anos de relevantes serviços prestados. A honraria foi proposta pelo vereador Jaime Schaumlöffel e aprovada pelos demais.
Os proprietários da agência de turismo, Adriane Brocker Boeira, Fábio Bordin, Carlise Bianchi e Luiza Brocker Boeira prestigiaram a sessão e receberam a honraria das mãos dos Legisladores.

Histórico
A história da Brocker Turismo nasceu de um sonho gerado em família. Duas jovens cheias de energia para o novo decidiram abrir uma agência de viagens. Era 1995. Naquele ano, Adriane Brocker Boeira , com 19 anos, fazia um curso de Guia de Turismo Ecológico. A prima, Iara Brocker Urbani, com 18 anos, era aluna do primeiro curso de Turismo em Canela, pela Universidade de Caxias do Sul.
O objetivo principal era explorar turística e ecologicamente uma área de propriedade da família, chamada Vale da Lageana, dividida entre o Município de Canela e o Município de Gramado pelo Arroio Caracol. Eram 150 hectares e um dos limites começava embaixo da Cascata do Caracol. O ecoturismo florescia em Canela. Rafting, rapel e trekking para explorar a fauna e flora começaram a atrair turistas e estudantes.
Ações como o Mutirão de Limpeza da base da Cascata do Caracol, em 1996, com visibilidade nacional, foram o início do envolvimento com a comunidade. O terreno em que fica a cascata, tão famosa, visitada por milhares de turistas, pertencia aos avós das jovens empresárias, mas foi desapropriado pelo Governo para criar o Parque Estadual do Caracol.
E o ecoturismo, trabalhado no primeiro ano da empresa, foi dando espaço ao turismo emissivo convencional, através de grupos de interesse, como de mulheres, casais, pesca, roteiros estudantis etc. Os primeiros cinco anos foram focados em conquistar as comunidades de Canela e Gramado.
Em 2000, Adriane terminou a Faculdade de Turismo e conseguiu um estágio de dois anos no Disney’s Animal Kingdon. Após esse período por lá, trouxe, além de todo aprendizado da magia e encantamento daquele parque temático, um novo sonho: levar um pouco dos milhares de turistas visitando as atrações de Orlando para conhecer a Serra Gaúcha, tão linda e privilegiada naturalmente.
E, naquele momento, iniciou o trabalho com o turismo receptivo. Mostrar as belezas de Canela, de Gramado e de toda a Serra Gaúcha mudou definitivamente a história da Brocker. Durante dois anos, período que Iara ausentou-se para assumir a Secretaria de Turismo de Canela, Adriane batalhou muito Brasil afora vendendo e divulgando seus produtos às operadoras, conquistando cada cliente com o seu principal diferencial até hoje: a qualidade nos serviços e no atendimento.
O crescimento alcançado pela empresa foi construído a passos largos, mas sempre firmes. E a cada ano, os serviços, a estrutura e a equipe foram aprimorando-se. Em 2003, Iara vendeu sua parte para Adriane. E, em 2007, ela abriu sua primeira loja em Gramado. Também foi a primeira operadora de turismo receptivo da Serra Gaúcha a abrir sua loja no Aeroporto de Porto Alegre.
Já contando com sua frota própria, seu principal diferencial sempre foram os cuidadosos pacotes e passeios oferecidos aos clientes. O treinamento dos guias, todas as segundas-feiras, chamado “Roda do Conhecimento”, acontecem até hoje. A Brocker Turismo se orgulha de ter a mais bem treinada equipe de Guias Embratur da Serra Gaúcha.
A empresa, sempre crescendo, em 2009, mudou-se para sua terceira sede própria, bem próxima à Igreja Matriz, em Canela. Na rua logo atrás, construiu a garagem para a frota. Em 2012, nova loja no coração da cidade de Gramado, local de referência para todo turista querendo adquirir passeio, buscar informação, comprar ingressos de espetáculos locais, ingressos para parques, souvenirs ou simplesmente tomar um cappuccino.
Inspirada numa Missão Empresarial de Turismo da qual participou, viajando para Barcelona, na Espanha, Adriane tornou realidade mais um de seus sonhos, em novembro de 2013: colocou em operação o Bustour, um sistema Hop On, Hop Off, existente na maioria das grandes cidades mais visitadas por turistas.
O passeio consiste em uma espécie de city tour em ônibus especial, podendo-se subir e descer do veículo quantas vezes se quiser, em paradas pré-determinadas. O tempo do passeio tem a duração que se desejar, podendo levar o dia inteiro. Assim, desde aquela data, estão em operação de quatro Double Decks panorâmicos, com mais de 30 pontos de embarque e desembarque nas cidades de Canela e Gramado, aos moldes que que de melhor pode ser encontrado pelo mundo.
O passageiro tem, à disposição, áudios em português, inglês e espanhol, atendimento de monitora e principalmente muitos descontos e vantagens negociadas em todos os locais que fazem parte das rotas. Produto de sucesso, especialmente para o turista que busca mais liberdade nas visitas, comodidade, informação, preço, sem contar a vista privilegiada de cima!
As grandes parcerias locais também são um grande diferencial no crescimento da Brocker na região, como com a hotelaria local, com grande número de bloqueio nos principais hotéis e pousadas de Gramado e Canela, com integração on line via sistema para distribuição nos seus canais de vendas, assim como com todos os parques, restaurantes, lojas e espetáculos integrantes dos seus roteiros.
Assim, a Brocker Turismo, que completa 20 anos em 2015, continua com muitos sonhos pela frente, feito de pessoas que trabalham para encantar diariamente seus turistas e amigos e tendo como missão “Servir com alegria, primor e competência”.

Data de publicação: 22/12/2015