Vereadores prestigiam entrega do Troféu Gramado Empreendedor
Os vereadores Celso Fioreze, Giovani Colorio, Jaime Schaumllöffel e Rafael Ronsoni, prestigiaram mais uma edição do Prêmio Gramado Empreendedor, realizado pela Prefeitura, na última segunda-feira, dia 14, no Centro de Eventos ExpoGramado. O evento apresentou as dez empresas que mais auxiliaram na arrecadação de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), dez, no retorno de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), três destaques na agroindústria, além de homenagens alusivas a Comenda de Gramado e das Hortênsias, a placa de Honra ao Mérito e a medalha mérito Major Nicoletti.
A noite iniciou com a entrega da Comenda de Hortênsias, que distingue pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram, dando sua colaboração na divulgação turística de Gramado. Recebeu o prêmio Hilário Krauspenhar, dono do Hotel Sky, conhecido por divulgar as belezas da cidade aos quatro cantos do país.
A Comenda de Gramado, dada a famílias que se destacaram, dando sua colaboração decisiva para o desenvolvimento do município, foi concedida ao empresário Julinho Cavichioni, que enaltece o nome do município nas franquias da Caracol Chocolates, presentes nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste ou nos restaurantes que mantém pelo estado e em Santa Catarina.
O título Honra ao Mérito, que tem a finalidade de agraciar pessoas ou entidades que prestaram relevantes serviços ao município, foi entregue a Liga Feminina de Combate ao Câncer, fundada em 21 de agosto de 1976. A história da Liga está traduzida no olhar e na esperança dos pacientes, com o trabalho concretizado pelas mãos e dedicação de cada um dos voluntários.
O mérito Major Nicoletti, distinção que agracia os servidores públicos municipais que se destacaram com o trabalho dedicado e competente nos diversos setores da Prefeitura Municipal de Gramado, foi para Ana Ângela Soares. Em 1989 a servidora assumiu um cargo de concurso público, iniciando as atividades na primeira creche do município.
O troféu Destaque na Agroindústria, foi para Darci Cavichion, do Sucos Cavichion, Milton Cavichion, do Doces de Frutas e Ricardo Kunz, da Batata Pré Frita. Todas as empresas foram agraciadas por terem um papel importante no interior do município, onde a cidade começou seu devolvimento.
A Entrega do troféu Gramado Empreendedor – Retorno de ICMS, foi para as empresas, em primeiro lugar Sierra Móveis, seguida pela Prat-k Utilidades LTDA, Di Solle Cutelaria, Goods Br Distribuidora LTDA, Florybal Chocolates LTDA, Cristais de Gramado LTDA, Famastil Taurus Ferramentas S.A, Avi Móveis LTDA, Unidasul Distribuidora Alimentícia LTDA (Super Rissul) e Global Distribuidora de Bens de Consumo LTDA (Lojas TAQI).
O troféu Gramado Empreendedor – Retorno de ISSQN, foi para as empresas, GJP Administradora de Hotéis LTDA (Wish Serrano), Kur Hotel Clínica Gramado, Snowland Participações e Consultoria LTDA, Hotel Alpestre LTDA, Platamon Participações e Empreendimentos LTDA (Hotel Master), Hotel Serra Azul, Siena Administração e Participações LTDA (Laghetto Siena), Tulipa Empreendimentos e Participações LTDA (Hotel Casa da Montanha), Hotel Bavária e Hotel Sky.
Essas 20 empresas que se destacaram na apresentação de maior valor de contribuição de ISSQN e as empresas com maior valor adicionado para fins de retorno de ICMS no período de outubro 2014 a setembro de 2015. São as responsáveis pelos recursos que contribuem a cada dia no desenvolvimento e divulgação de Gramado, fortalecendo o posicionamento do município como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Muitos programas e projetos da administração municipal são custeados com o dinheiro da arrecadação de impostos como ISSQN e retorno do ICMS.
Texto: Mônica Pereira/Prefeitura de Gramado

Data de publicação: 17/12/2015