Vereadores realizam fiscalizações
Entre as atribuições do Vereador está a de fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, Prefeito e Secretários Municipais, incluídos os atos da administração indireta. Com base nisso a Câmara realiza mensalmente fiscalizações. Hoje, pela manhã (15), os Vereadores estiveram visitando a Escola Municipal de Ensino Fundamental e a Escola Infantil Gentil Bonato, no bairro Prinstrop, o Cemitério Municipal e verificando o cumprimento de Legislação vigente.
No que se refere à Escola Gentil Bonato os Vereadores foram recebidos pela diretora Luana Pannebecker que falou da continuidade dos trabalhos na Escola em 2016 e que a questão levantada neste ano de migração dos alunos para outra escola foi muito válida, pois motivou a todos. “No final essa situação de que talvez fôssemos migrar para outra Escola nos trouxe inúmeros benefícios, pois conseguimos nos unir e assim diversos pleitos antigos foram realizados. A comunidade escolar saiu com certeza mais fortalecida”, disse Luana. A Gentil Bonato hoje tem 160 alunos desde o berçário até o nono ano, com um quatro de 36 profissionais, entre funcionários e professores. Aproveitando a visita os Vereadores também indagaram quanto à merenda escolar, oportunidade em que Diretora destacou a qualidade dos produtos e do cardápio.
No Cemitério os Vereadores foram recebidos pela secretária de Cidadania e Assistência Social, Angela Soares, pela secretária Adjunta, Cristina Sartori e pelo servidor Reinaldo Souza. Na oportunidade a Secretária informou que a Lei que criou o cemitério municipal é de 1955, data de criação do município e que de lá para cá muitos fatos que não deveriam ter ocorrido no local acabaram por acontecer devido ao não regramento ou ao não controle. Em resumo ela destacou que ao assumir a pasta buscou com sua equipe organizar o local e que o primeiro passo foi o de numerar os túmulos. Em janeiro um edital será lançado nesse sentido solicitando que a comunidade que tenha seus entes queridos ali sepultados compareçam a Secretaria para realizar cadastramento. “Nosso objetivo é saber quem está sepultado e em que túmulo, para quando necessário”, disse Angela que ressaltou inúmeras vezes que trata-se de um trabalho moroso e que deve ser feito com cuidado. “Estamos mexendo com sentimentos das pessoas, precisamos ter respeito e cuidado, por isso vamos agir com cautela”, informou. Ao total o local possui, entre túmulos, capelas e gavetas, 1.485 espaços.
Para finalizar a fiscalização os Vereadores receberam na Sala da Memória o secretário da Indústria e Comércio, Ilton Gomes e a servidora Juseleide Ferreira. Eles falaram sobre o projeto que tramita na Casa e que altera a Lei vigente no que tange o Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico Social e de Geração de Emprego e Renda de Gramado (PRODESI). Conforme relato deles a nova Legislação que deve ser analisada pelos Vereadores nos próximos dias busca unir as leis vigentes que tratam desse tema. “Buscamos juntar as duas leis, suprimir a questão da agroindústria que agora tem lei específica, contemplar a questão da indústria de incubadoras e da qualificação dos empresários”, disse Gomes. Quanto a esse projeto ainda foram tratadas de normas legislativas que serão matéria de emendas parlamentares.

Data de publicação: 15/12/2015