Comissão de Saneamento visita SAMAE
Buscando informações sobre como é o serviço de abastecimento de água e saneamento em cidades que não utilizam os serviços da Corsan os vereadores que compõem a Comissão de Água e Saneamento da Câmara Municipal de Gramado, o presidente Evandro Moschem (PMDB) e relator Celso Fioreze (PSDB), acompanhados do senhor Rolf A. Naumann, do MARH – Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias e do assessor parlamentar Paulo Volk, estiveram na manhã de na terça-feira (24), em Caxias do Sul, na SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul.
Na oportunidade foram recebidos pelo diretor da entidade, Edio Elói Frizzo, pelo assessor institucional, Alaor de Oliveira e pelo assessor Idair Moschem. Eles falaram um pouco da história da SAMAE que completa 50 anos no dia 05 de janeiro, bem como dos modelos de gestão de saneamento que temos em todo o país e suas experiências em Caxias do Sul. Destacaram que em Caxias hoje mais de 80% do esgoto é tratado e que todo o valor arrecadado é investido na cidade, o que faz a diferença se comparado a Corsan que utiliza os valores arrecadados em uma cidade, em outra, o que chamam de subsidio cruzado.
Edio ainda destacou que em Caxias o modelo atual é a autarquia, mas que em sua opinião o ideal seria o de companhia, pois os servidores passariam a não ser concursados, mas sim regidos pela CLT, o que incharia menos a máquina pública. Ele também enfatizou a importância de se pensar com calma e fazer, se for o caso, uma transição planejada, para tanto indicou que Gramado entre em contato com as cidades vizinhas de Canela e São Francisco de Paula, para que juntas pensem na concepção desta companhia, com o intuito de se tornarem mais fortes. O diretor da SAMAE frisou a importância da criação de uma Secretaria de Saneamento para desde já buscar verbas para essa área e já qualificar uma equipe para atuar no caso de migração do sistema para a municipalização.
Os Vereadores analisarão todo o disposto, bem como pegaram material disponibilizado para leitura com o SAMAE. Nos próximos dias devem reunir-se para verificar as próximas ações.

Data de publicação: 26/11/2015