Manu homenageia Enor Francisco Terres da Luz
A vereadora Manu Caliari (PRB) indicou para receber o título de Cidadão Gramadense pela bancada do Partido Republicano Brasileiro nessa legislatura o senhor Enor Francisco Terres da Luz, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município de Gramado. A votação do projeto de Lei aconteceu na segunda-feira, dia 23, durante a sessão ordinária.
A entrega do título ocorrerá em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Gramado que será promovida no dia 15 de dezembro.
Histórico
ENOR FRANCISCO TERRES DA LUZ nasceu em 02 de abril de 1956 em São Francisco de Paula. É filho de Enor Terres da Luz e Irica Anita Libardi Luz. Tem como avós paternos Acácio Terres da Luz e Josefina Terres da Luz e avós maternos Felício Libardi e Irma Libardi. Chico da Lugano, como é conhecido na cidade, veio morar em Gramado com 4 anos de idade, na Rua Acácia Negra, no Bairro Avenida Central, junto com seus pais e irmãos: Erni, Maria Elizabete, Eloy e Emília. Durante a infância, estudou até a quinta série na Escola Presidente Vargas. Depois foi estudar no Colégio Santos Dumont. Logo formou-se em Técnico em Contabilidade no Colégio Cenecista. Sua carreira profissional iniciou nos Calçados Ortopé aos 15 anos, passando pelo antigo Banco Sul-brasileiro e Banco do Brasil por mais de 10 anos. Já estabelecido definitivamente no Município, casou-se no ano de 1984 com Rosmari Schwingel e teve dois filhos: Guilherme e Augusto.
Em 1985, seu sogro Ronaldo Schwingel adquiriu a Chocolate Lugano onde teve seu início de trabalho na fábrica Lugano, na Rua Pedro Benetti com apenas 3 funcionários, na época com Rosmari, Janete, Vera, Miguel e Ronaldo. Sempre na companhia de sua esposa, Rosmari, juntos trabalhando para o crescimento da empresa.
Hoje com mais de 200 colaboradores, a empresa é uma das principais indústrias do setor na cidade. Com sua sede na Rua São Marcos, no bairro Carniel, tendo 6 filiais - 5 em Gramado e 1 em São José/SC, a empresa adquiriu status de grande indústria, mantendo a tradição do puro chocolate artesanal. Hoje, já conta com mais de 30 franquias espalhadas por vários Estados do Brasil. Com os filhos, Guilherme e Augusto, montou outras empresas de sucesso como a Cervejaria Rasen Bier, hoje referência na região. Foi a primeira cerveja artesanal de Gramado e já alçou vôos pelo Estado e outros lugares do País. Também criou, em parceria com a família, o Mundo do Chocolate, o único parque do país com esculturas feitas em puro chocolate, retratando várias partes do mundo. Chico sempre gostou muito de esportes e dedicou-se mais ao futsal e ao tênis, no período em que trabalhou no Banco do Brasil. Sempre participou das diretorias da AABB e foi presidente por um mandato. Já como sênior, participou dos Veteranos do Gramadense por mais de 10 anos. É torcedor do Internacional de Porto Alegre e costuma ir ao estádio com frequência. Como hobby, gosta de pescar e jogar cartas com os amigos.
O empresário ajudou a fundar a ACHOCO - Associação dos Chocolateiros de Gramado, da qual foi presidente por alguns anos. Neste período trabalhou muito para fortalecer a marca "Chocolate de Gramado", nome que é reconhecido nacionalmente. Apoiou também eventos ligados à Gramado como a Chocofest. O empresário alimenta um carinho incondicional pelo seu negócio e sua equipe, amor pela família e é incansável na luta por uma cidade cada vez melhor. Tem muito orgulho de dizer que é gramadense de coração.

Data de publicação: 25/11/2015