Câmara promove concurso fotográfico “Ações de Preservação do Meio Ambiente”
A Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente formada pelos vereadores Celso Fioreze (PSDB), João Teixeira (PMDB) e Rosi Ecker Schmitt (PP) lançou na sessão ordinária de ontem (16), oficialmente, o primeiro Concurso Fotográfico “Ações de Preservação do Meio Ambiente”.
O concurso busca mostrar as diversas ações de preservação do meio ambiente que podem ser feitas pelos moradores, com o intuito de manter o que temos de mais belo, ou mesmo de recuperar belezas naturais que por hora estão poluídas.
Vedação de Participação
Será vedada a participação no concurso de profissionais da área e de servidores da Câmara.
Participação
Para participar basta inscrever quantas fotografias desejar, sendo necessária a entrega de duas cópias de cada (retrato ou paisagem), uma nas dimensões de 30x40cm e outra sem restrição de tamanho, obrigatoriamente impressas em papel fotográfico fosco sem borda, em cor ou preto e branco. Acompanhando o material impresso (no mesmo envelope), devem ser enviados o arquivo digital de cada foto com tamanho mínimo de 2MB, no formato JPG, em mídia CD ou DVD. As fotografias deverão estar em perfeitas condições de serem avaliadas pela Comissão julgadora e não serão devolvidas em nenhuma hipótese. Não serão aceitas fotografias que tenham sido cedidas.
Local de entrega
 A(s) fotografia(s) deverá(ão) ser entregue(s) diretamente na Câmara Municipal de Gramado ou postadas nas agências dos Correios, no período de 16 de novembro de 2015 a 04 de dezembro de 2015. A inscrição far-se-á através do recebimento da(s) fotografia(s) é de ficha de inscrição. A(s) fotografia(s) deverá(ão) ser enviada(s) em duas ampliações: uma de acordo com os formatos especificados no item II do artigo 2º, SEM QUALQUER IDENTIFICAÇÃO, e outra, em qualquer formato, na qual deverá constar, no verso, etiqueta adesiva com o nome da foto, o nome do(a) fotógrafo(a) e o local onde foi tirada. A(s) foto(s) deverá(ão) estar em um único envelope, lacrado e com a seguinte identificação: Concurso Fotográfico  “Ações de Preservação do Meio Ambiente”. Além das fotos, o envelope deverá conter um envelope menor, com o nome do(a) autor(a) no lado externo e, dentro dele, a ficha de inscrição (preenchida com letra legível ou digitada) contendo:             nome completo, pseudônimo, endereço completo, telefone(s), e-mail, RG e CPF e assinada pelo autor, confirmando que leu e concorda com os termos do Regulamento do Concurso. Cada fotografia deverá ser identificada na Ficha de Inscrição. É obrigatório que as fotografias inscritas sejam realizadas dentro do município de Gramado.
Desclassificação
Serão desclassificados arquivos e fotografias impressas:
a) que tenham montagem digital;
b) que estejam fora das especificações e regras deste Regulamento.
Comissão Julgadora
A Comissão julgadora é formada pelo fotógrafo Cleiton Thiele, pela diretora do Centro Municipal de Cultura, Maria Helena Drecksler de Oliveira, pelo ambientalista Rolf A. Naumann e do secretário de Meio Ambiente Márcio Coracini.
Critérios de Seleção
A Comissão Especial de Julgamento das Fotografias adotará os seguintes critérios gerais para avaliação das imagens:
• Adequação das fotos as especificações estabelecidas no regulamento.
• Qualidade fotográfica/estética (orientada por critérios como: composição, profundidade de campo, luz e sombra, perspectiva, etc.);
• Criatividade;
• Pertinência ao tema do Concurso;
• Originalidade;
• Inovação;
• Impacto visual.
Resultado e Premiação
O resultado do concurso será anunciado na sessão ordinária do dia 14 de dezembro, mesma oportunidade em que serão entregues as premiações aos vencedores. Serão selecionadas até 30 fotos pela comissão julgadora e o autor de cada foto receberá Certificado de Participação.
As três fotos escolhidas pelo Júri recebem:
1º lugar: 01 bicicleta e 02 (dois) passeios Uva e Vinho com Maria Fumaça.
2º lugar: 02 (dois) fondues em restaurante de Gramado.
3º lugar: 01 (uma) cesta de Chocolates Caseiros de Gramado.
Mais informações pelo fone 54.3295-7000, com a Comissão de Saúde, Educação e Meio Ambiente ou pelo e-mail meioambiente@camaragramado.rs.gov.br.
Serviço:
Período de inscrição: 16 de novembro de 2015 a 04 de dezembro de 2015