Bicicleta foi o tema de encontro na Câmara
Na tarde de ontem (10) o Plenário Julio Floriano Petersen, na Câmara de Vereadores foi palco do Encontro ‘Bicicleta na cidade: uma realidade ao nosso alcance’. O evento foi promovido pela Comissão de Ciclovia Intermunicipal Gramado/Canela, do Legislativo Gramadense, pelo Detran/RS e pelo Gramado de Bicicleta.
O objetivo do encontro foi o de mobilizar os gestores municipais a tornar as cidades mais seguras para ciclistas e mais atrativas para a opção pela bicicleta como meio de transporte, enfatizando as vantagens de se promover o uso da bicicleta na cidade. Estiveram participando do Encontro representantes de Gramado, Canela e Três Coroas, além de representantes do Detran/RS e Associação de Ciclistas de Porto Alegre.
Foram abordados aspectos relacionados à saúde, mobilidade, meio ambiente, sustentabilidade e até mesmo desenvolvimento econômico trazido pela bicicleta.
O evento iniciou com a solenidade de abertura comandada pelo presidente da Comissão Legislativa, Rafinha Adam (PP), que contou com a participação do diretor geral do Detran/RS, Ildo Szinvelski, do secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana de Gramado, André Castilhos, da responsável pelo Projeto Gramado de Bicicleta, Tela Tomazeli. Também participaram do ato os vereadores da Comissão Evandro Moschem e Rosi Ecker Schmitt, e os vereadores Giovani Colorio e Rafael Ronsoni.
Em seguida iniciou a primeira palestra com o representante do Detran/RS, Silvério Kist, que falou sobre o por que promover o uso da bicicleta, seus benefícios para a saúde da população, para sustentabilidade e para a mobilidade nos municípios. A segunda explanação ficou por conta da Associação de Ciclistas de Porto Alegre (ACPA), representada por Pablo Weiss, que falou sobre a importância da infraestrutura urbana, a elaboração do plano cicloviário, ciclorrotas e cicloturismo. Para finalizar o encontro Silvério voltou a falar e completou sobre a questão das normas de circulação e conduta relativa ao uso da bicicleta.

Data de publicação: 11/11/2015