Câmara repassa R$ 1 milhão à saúde
Na manhã de hoje (05), os Vereadores estiveram no gabinete do Prefeito com o intuito de fazer a entrega formal do cheque e do ofício de repasse do valor de R$ 1 milhão para a saúde do município. A promessa de repasse tinha se dado em setembro e, hoje, conforme preconiza o regimento interno da Casa, foi feita a entrega do valor.
O valor deverá ser utilizado no convênio com o Hospital Arcanjo São Miguel, bem como para uso em outras áreas da saúde, das quais a administração entender necessário. “Quero agradecer o Legislativo por compreender esse momento e em fazer esse repasse para a saúde que sempre tem necessidade de receber recursos, especialmente o Hospital. Tenho certeza que ao fazer essa transferência os Vereadores estão fazendo um dos mais importantes investimentos, pois estão investindo na saúde de nossa comunidade”, disse o prefeito Nestor Tissot.
“Em conjunto optamos por fazer o repasse à saúde por entendermos o pedido do Prefeito, do Secretário e por verificarmos que esta é uma necessidade de nossa comunidade”, disse o presidente da Casa, Jaime Schaumlöffel, em nome de todos os Vereadores.
“Esse valor é muito importante, por isso gostaria de agradecer, pois sempre necessitamos investir mais e mais na área da saúde. Gostaria de ressaltar que hoje dispomos em nosso hospital de vários serviços que só casas de saúde de grandes cidades, com faculdade próxima dispõem. Nossa comunidade é atendida com cirurgias gerais, ortopedia, anestesia, obstetrícia, pediatria e nefrologia”, explicou Jeferson Moschen, secretário da Saúde. Ele ainda destacou que está indo na próxima semana a Brasília com o intuito de buscar mais recursos para a pasta, pois a Secretaria recebeu de Caxias do Sul uma convocação para que a cidade de Gramado, bem como todas as demais, assine um termo de cooperação para atendimento de alta complexidade, oncologia, cardiologia, traumato ortopedia e neurologia, no valor mês de R$ 500 mil. “Recebemos a convocação e já demos o sinal de que vamos aderir para que nossa comunidade não fique desassistida.  Ressalto que algumas cidades não o fizeram e estão tendo suas consultas e internações vetadas”, destacou Jeferson. Ao finalizar seu pronunciamento o Secretário ainda informou que em breve deve ser encaminhado a Câmara Municipal projeto de parceria iniciativa pública e privada para construção de um novo posto de saúde no bairro Floresta.
Participaram do ato, além do prefeito Nestor Tissot, os vereadores Celso Fioreze, Giovani Colorio, Jaime Schaumlöffel, Rafael Ronsoni, Rafinha Adam e Rosi Ecker Schmitt, o secretário da Saúde, Jeferson Moschen, a secretária da Fazenda, Sônia Mollon e o secretário adjunto da Saúde, Eduardo Barros.

Data de publicação: 05/11/2015