Projeto MEDIAR RS será realizado em Gramado
Os vereadores Celso Fioreze e Jaime Schaumlöffel participaram na manhã de hoje (04), da solenidade de apresentação do projeto MEDIAR RS e da implantação do Cartório de Mediação de Conflitos de Gramado, junto a Delegacia de Polícia da cidade.
Na ocasião, a gerente do programa, delegada Sabrina Deffenti falou sobre os serviços desempenhados pela MEDIAR: “Esse projeto foi copiado de Minas Gerais e instituído em 2013, em Canoas, como Projeto Piloto, buscando a prevenção criminal e a não reincidência. Foi um sucesso com mais de 85% dos casos de pequeno porte resolvidos”.
O delegado de Gramado, Gustavo Barcellos, que ficará responsável pelo MEDIAR RS na cidade, juntamente com os dois mediadores Vonei Antunes e Jandira Guizzardi estão entusiasmados com o novo projeto. “O programa é muito bom, pois é de pacificação social, ele pensa no futuro, buscando uma medida alternativa e mais tranquila para resolver pequenos problemas que se não tratados podem resultar em grandes”, enfatizou Gustavo Barcellos.
A delegada regional Elisangela Reghelin também manifestou seu contentamento e ressaltou a capacidade da equipe. “Temos aqui um dos efetivos mais qualificados do estado. Tenho certeza que estão aptos a receber e auxiliar a comunidade na resolução desses pequenos problemas”, destacou.
O presidente da Câmara, vereador Jaime, falou em nome do Legislativo, oportunidade em que agradeceu o trabalho desempenhado pela Polícia Civil, e ressaltou que Gramado está muito bem servida de profissionais. “Temos poucos agentes, mas de muita qualidade, e com a implantação do MEDIAR RS aqui, conseguiremos, com certeza, resolver mais problemas já aqui na base, na Polícia Civil, sem a necessidade de seguir para o judiciário”, completou.
O chefe de Polícia do Estado, delegado Guilherme Yates Wondracek, frisou que serão dez cidades alcançadas nesse primeiro momento e que estas foram escolhidas a dedo. “Gramado não foi escolhida por acaso, estudamos o perfil da cidade, bem como verificamos a qualificação dos servidores e a competência e dedicação do Delegado. Tenho a certeza que será um sucesso essa ação aqui”, finalizou.
Ao final dos discursos Barcellos acompanhou os presentes até o Cartório de Mediação de Conflitos que passa a atender a comunidade a partir de hoje.
Objetivo do projeto:
Tem como objetivo a mediação de conflitos pequenos, entre vizinhos, familiares e amigos. A ideia básica é levar as duas partes para uma sala e chegar a um entendimento sem que seja gerado um procedimento policial que acabe no judiciário.

Data de publicação: 05/11/2015