Vereadores fiscalizam Secretaria de Educação
Os vereadores realizaram na manhã de hoje (29) fiscalização na pasta da Educação. Para tanto convidaram para participar de encontro na Câmara Municipal a secretária Julita Andreis. A reunião aconteceu na Sala VIP.
Na primeira parte no encontro falaram sobre o funcionamento das concessões por parte dos CPM'S – Círculos de Pais e Mestres e das Escolas no que tange os ginásios das mesmas. “Ao total temos dez escolas com ginásios e todas as concessões são feitas direto pelo CPM e Escola, através de carta convite. Ressalto ainda que algumas optaram por não repassar a terceiros e elas mesmas fazerem o controle”, destacou Julita. A Secretária informou que os locais abrigam durante o dia as atividades dos educandários e na parte da noite são locados para prática esportiva. Ainda, enfatizou que há a pratica de comercialização de comidas e bebidas, porém que somente no turno da noite é permitida a venda e exposição de bebidas alcoólicas. Julita também confirmou que a manutenção e o pagamento de água e luz dos Pavilhões é feito pela Secretaria.
Ao finalizar essa etapa da fiscalização os Vereadores aproveitaram para pedir esclarecimentos sobre a questão da migração dos alunos, em 2016, da Escola Gentil Bonato para a Pedro Zucolotto. “Faz alguns anos que estamos enfrentando a diminuição dos alunos, temos turmas com cinco estudantes apenas o que atrapalha, conforme estudos feitos a nível nacional, o aprendizado dos mesmos.  Logo, buscamos alternativas e até o presente momento a única viável foi a migração dos alunos da Gentil Bonato para a Pedro Zucolotto, explicamos isso aos pais em uma primeira reunião e estaremos realizando uma segunda na noite de hoje. Acredito que todos conseguirão entender. Ressalto que os alunos da Prinstrop terão transporte gratuito, cedido pela Secretaria, para se deslocarem até a Escola nova, e que o novo educandário está apto a recebê-los. Estamos primando pela qualidade da educação de nossas crianças e adolescentes”, destacou Julita. Ainda sobre esse fato ela afirmou que o prédio que hoje abriga a Gentil Bonato continuará funcionando como escola, porém ampliando o atendimento na educação infantil, com a abertura de mais vinte vagas para crianças já cadastradas, bem como ali se terá um trabalho especial, para alunos de séries inicias, no que tange as atividades de reforço.
Em seguida os Vereadores, acompanhados da Secretária foram até o almoxarifado da Secretaria de Educação, que fica na parte inferior do prédio que abriga a pasta. No local foram recebidos ainda pela responsável pelo setor, Sirlei Scur e verificaram todas as mudanças feitas. “Em 2014 o espaço era praticamente inútil, reformamos e hoje ele recebe todo o material de limpeza e expediente, bem como o que sobra em uma escola e deve ser remanejado para outras”, disse Julita. Sobre o controle feito do material Julita informou que periodicamente o Controle Interno da Prefeitura faz inspeções no setor e verifica se o que consta no cadastro fecha com o depósito.

Data de publicação: 29/10/2015