Vereadores fiscalizam Escola e Ginásios
Na manhã do dia (27) os vereadores estiveram participando de mais duas fiscalizações. A primeira aconteceu na sede da Câmara, com a presença do secretário de Esportes e Lazer, Birinha Moura e a segunda na Escola de Educação Infantil Tia Carmelina IV, no loteamento Mazzurana, Várzea Grande.
No que tange a pasta do Esporte e Lazer os vereadores fiscalizaram o cumprimento da Lei 3.412 de 10 de julho de 2015, que autoriza o executivo a realizar concessão administrativa de uso das lancherias dos ginásios e campos municipais e da Vila Olímpica, destinados a exploração comercial. Birinha informou que hoje há licitação somente para o Perinão, que as concessões dos ginásios da Dutra e Jardim ainda são feitas por termo de concessão entre a Prefeitura e as Associações de Bairros e destas com os ecônomos, com o intuito de que as entidades possam angariar fundos, e que as concessões da Piratini, Canarinhos e Várzea Grande estão sendo planejadas. “Estamos fazendo os projetos básicos individuais para aí lançarmos a licitação”, explicou. O Secretário enfatizou que cabe a Prefeitura, em todos os ginásios de esportes e campos municipais o pagamento das contas de luz e água, bem como a manutenção. Ele também destacou que faz dois meses que os recursos da licitação do Perinão estão sendo depositados direto no Fundo do Esporte, que é gerido pelo Conselho específico. Ao finalizar ainda passou informações gerais de funcionamento da Secretaria, falando um pouco sobre as praças. “Só não iniciamos ainda as ações na Praça Isaías Elias de Moura, bairro Moura, devido ao tempo.  Assim que melhorar um pouco iniciaremos a drenagem e posteriormente as melhorias. A Praça do Casagrande já está em obras e deve ser concluída nos próximos dias”, enfatizou. Ele também frisou que os ginásios de Escolas são de responsabilidade da Secretaria de Educação e que para esses existem termos de cooperação para cedência de uso.
Em seguida os vereadores foram até a Escola Infantil Tia Carmelina IV, onde foram recebidos pela diretora Mariane Weber. A escola mudou-se no último dia 19 para o novo espaço que possibilitará o ingresso de até 100 alunos. No espaço antigo a Creche contava com 10 funcionários e atendia 37 crianças, hoje, uma semana depois da mudança já tem 20 funcionários e atende 42 alunos e até novembro deve estar com 50, atingindo até final do ano de 2016 o número de 90/100. No educandário são recebidas crianças da Vila do Sol, Serra Grande e da Várzea Grande. “Está tudo maravilhoso é só olhar a alegria das crianças e dos professores que trabalham, está estampado no rosto, é nítido. Estamos tendo apoio em tudo”, disse a Diretora. Alguns móveis ainda devem chegar nos próximos dias para completar a mobília e o estacionamento está sendo terminado. A parte externa da Escola de Educação Infantil receberá também até o final da semana que vem uma pracinha.

Data de publicação: 28/10/2015