Água e saneamento são abordados em reunião
Na manhã de ontem, 06 de outubro, a Comissão Especial formada para tratar de assuntos relativos a abastecimento de água e saneamento do Município, composta pelos vereadores Celso Fioreze (PSDB), Evandro Moschem (PMDB) e Rafael Ronsoni (PP) esteve reunida com representantes do MARH – Movimento Ambientalista da Região das Hortênsias, com o secretário de Meio Ambiente de Gramado, Márcio Coracini e com seu assessor Jorge Magnus Junior, para tratar do tema.
No encontro foi falado do convênio que a cidade tem com Corsan, do que vem sendo cumprido, do que não vêm sendo cumprido, do papel do Executivo e da entidade nesse contexto, das intervenções do Ministério Público, das conversas e dos acordos feitos e até o momento, conforme relato do Secretário, não cumpridos pela Concessionária, bem como falou-se da questão da municipalização da água e de cidades que fizeram a migração de Concessão para Municipalização.
Márcio relatou os problemas diários que enfrenta com a questão do esgoto que é o maior problema enfrentado hoje pela pasta. Ressaltou de forma clara que o contrato vigente é defasado e que algo mais contundente já está sendo feito, através do departamento jurídico, pois ele tento através do diálogo, porém não teve êxito. Enfatizou que a estação de esgoto da Dutra é apenas uma caixa de passagem e que a da Piratini não funcionada, esta ultrapassada. Que sua equipe está sendo reforçada agora com o concurso público, pois ele ganhará um engenheiro ambiental e um químico, cargos que até então não dispunha em seu quadro de servidores e completou destacando que em seu ponto de vista de imediato para se dar uma solução para o problema já existente seria necessário investir aproximadamente R$ 40 milhões em saneamento público para resolver os problemas e iniciar uma nova fase.
Os Vereadores ao terminarem de ouvi-lo falaram que são parceiros, que estão buscando informações sobre leis que possam auxiliar o município na criação de um Fundo e de um Conselho Municipal, que poderá buscar verbas, até a nível nacional para este fim, e que pensam em organizar, ainda para 2015, um Seminário sobre o tema, com especialistas e representantes de cidades onde a questão da municipalização da água deu certo.
Nos próximos dias outros encontros serão agendados para findar a pauta e então anunciar o Seminário a ser promovido pelo Grupo com apoio e respaldo do MARH.
.

 

Data de publicação: 07/10/2015

Compartilhe!