Grupo Capoeira Liberdade recebe Moção
A sessão de ontem (11), foi marcada pela emoção na entrega da Moção de Aplausos ao Grupo de Capoeira Liberdade pelos 30 anos de trabalho em prol de Gramado e dos gramadenses. A homenagem proposta pelo vereador Rafinha Adam, foi aprovada pelos demais em abril de 2015.
“É uma honra podermos homenagear essa entidade que tanto fez e faz pelos nossos gramadenses”, disse Rafinha.
“Muitas vezes nas nossas atitudes do dia a dia não medimos o trabalho que estamos desenvolvendo e uma das coisas que tenho dito e tenho procurado transmitir em todos os lugares onde passamos é de que a capoeira é um dos melhores instrumentos de educação deste país. Com certeza futuramente quando conseguirmos apurar isso mais tecnicamente, ela vai encabeçar essas atividades que trazem principalmente para crianças e adolescentes uma complexidade de benefícios que não conseguimos medir. A capoeira tem ultrapassado fronteiras, limites que ninguém consegue imaginar, qualquer pessoa pode estar inserida dentro dela. Esta premiação é uma injeção de animo para darmos continuidade ao trabalho, continuamos preocupados principalmente na formação das crianças e dos adolescentes”, disse Paulo Sergio Nunes da Silva, o Mestre Chocolate, que falou em nome do Grupo.
Grupo de Capoeira Liberdade
O grupo foi fundado em 1985, pelo Sr. Júlio César Martins Cocolichio, conhecido popularmente nas rodas de capoeira do Sul,  como Mestre Grilo, que fundou o Grupo de Capoeira Liberdade. O mais importante é que o grupo foi criado para se dar uma valorização maior a todos os membros, independentemente da sua graduação. Buscava a aproximação não apenas nas rodas, mas também nas mais variadas situações que envolvem um grupo, fossem elas sociais, administrativas ou outras que abrangem o dia a dia, sempre buscando carregar a bandeira da Capoeira.
Em 1990 o Grupo de Capoeira Liberdade começou com trabalhos na cidade de Gramado, na Academia CAMO Maria de Carmo Acorci, a primeira academia local. Mestre Chocolate foi o primeiro professor responsável pela capoeira e com o tempo as aulas foram se tornando mais populares da cidade. Em 1995 o Grupo de Capoeira Liberdade começou a ministrar aulas na APAE, levantando a bandeira de que todo ser humano pode praticar a capoeira sem preconceito racial, religioso ou físico. O trabalho fez tanto sucesso que as aulas estão sendo ministradas até hoje, se tornando um projeto fundamental para os pais e professores da escola.
Além deste case de sucesso, foram desenvolvidos diversos trabalhos junto Secretaria de Assistência Social, como o “Projeto Sapeca”, que além dele, desde 2007 o Projeto Capoeira nas Escolas se tornou uma grande parceria do Grupo de Capoeira Liberdade junto a Secretaria de Educação.
Contando com mais de 1.300 alunos, a pratica da capoeira vem divulgando a nossa cultura Afro-brasileira, formando vários cidadãos e buscando sempre, o cultivo da Paz.
Ubirajara Elias de Moura, o Mestrando Birinha, conhecido nas rodas de Capoeira, foi o responsável por plantar a semente na cidade Gramado e Canela.

Data de publicação: 22/09/2015