Câmara aprova política indígena em Gramado
Os vereadores aprovaram na sessão extraordinária de hoje (02), o projeto de Lei que institui a política indígena no Município de Gramado e dá outras providências, com a finalidade de preservar os direitos dos índios e garantir o seu desenvolvimento cultural e sustentável. A proposta foi aprovada de forma unânime.
Desta forma o Executivo fica autorizado a edificar projeto arquitetônico elaborado pela Secretaria Municipal de Governança e Desenvolvimento Integrado e aprovado no acordo judicial firmado nos autos do processo judicial nº 101/1.13.0002982-5. O imóvel será utilizado para fins de implantação do Espaço de Arte Indígena, destinado exclusivamente ao comércio de artesanato indígena e produtos culturais indígenas, aceitando-se produtos que tenham sofrido processo de personalização pela comunidade indígena, sendo vedada a comercialização de produtos importados e industrializados. O espaço será de uso exclusivo e gratuito dos índios cadastrados no Poder Executivo, para a finalidade exclusiva de comércio de artesanato indígena e produtos culturais indígenas. Ainda resta vedado o comércio de artesanato e produtos culturais indígenas em outras áreas públicas do Município de Gramado, sob pena de apreensão e demais penalidades previstas na legislação municipal.
Na mesma sessão extraordinária seria analisado o projeto de Lei 042/2015 que solicitava autorização para a realização de concessão de uso de bem imóvel público, situado na Avenida Borges de Medeiros, destinado a implantação e exploração do Museu do Festival de Cinema de Gramado, contudo, foi retirado de ofício pelo Executivo Municipal, minutos antes do início da Sessão.

Data de publicação: 02/09/2015