Evandro solicita criação de Farmácia Solidária
O vereador Evandro Moschem (PMDB) sugere a Prefeitura que estude a possibilidade de criar o "Farmácia Solidária". O projeto consiste na arrecadação de sobras de fármacos não vencidos junto à população, e sua subsequente distribuição pelas unidades básicas de saúde. A proposta será protocolada no Executivo nos próximos dias. Anexo ao pedido, Evandro encaminhou minuta sugestiva do referido projeto de Lei.
O vereador Peemedebista justificou o projeto considerando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que metade de todos os medicamentos utilizados no mundo são prescritos, dispensados, vendidos ou usados de maneira incorreta, desta forma, é necessário investir em programas com o nodal de diminuir o desperdício e o uso irracional dos fármacos.
“Sei que a Secretária da Saúde já faz o recolhimento dos fármacos que não são mais utilizados pelas famílias gramadenses. No entanto, carece de uma organização, um regramento, um programa que incentive a população a retirar das suas casas medicamentos que não utilizaram mais e que estejam em perfeitas condições de uso, para ser cadastrados e colocados a disposição da comunidade. A arrecadação de desses fármacos junto à população pelos postos de saúde dos bairros do município e sua subsequente distribuição gratuita a população é de extrema importância, bem como, os medicamentos recolhidos deverão ter supervisão médica, após rigoroso controle de sua qualidade e prazo de validade, por parte da Secretaria de Saúde do Município, que deverá realizar uma ampla divulgação do Programa "Farmácia Solidária", através dos ACS — Agentes Comunitários de Saúde, informando a população quanto ao recebimento pelas Unidades de Saúde, bem como disponibilizará sala própria para estoque, controle e distribuição dos medicamentos doados pela população. Assim sendo, com o objetivo de contribuir com a área de saúde de Gramado, enviamos juntamente com esse pedido de providência, modelo de projeto de lei sugestivo, que poderá ser apreciado pelo conselho de saúde Gramadense”, destacou.

Data de publicação: 04/08/2015