Comissão de Telefonia reúne-se com Sinditur

Na tarde do dia 14, a Comissão Especial de Telefonia da Câmara Municipal, formada pelos vereadores Evandro Moschem, Manu Caliari e Rafael Ronsoni esteve reunida com os representantes do Sinditur, Fernando Boscardin e Tiago Basei Cardoso para tratar de uma questão importantíssima para classe e para a comunidade Gramadense – Internet. O encontro aconteceu na Sala VIP do Legislativo Municipal.

Na oportunidade a presidente da Comissão, vereadora Manu iniciou relatando aos representantes dos hotéis, restaurantes, bares e similares da Região das Hortênsias, que os Vereadores já vêm atuando na busca de soluções para a questão da telefonia e da internet desde 2013, quando assumiram a Câmara. Ela explicou que inúmeras indicações, pedidos, ofícios, moções foram feitas no intuito de demonstrar o descontentamento do Legislativo Gramadense com a Oi, empresa de telefonia que atua na região, bem como para solicitar melhorias. Ainda foram destacadas as inúmeras reuniões feitas com a referida empresa, bem como com a Anatel na busca de uma solução, ações todas sem êxito até o momento.
Após essas colocações Fernando e Tiago passaram a discorrer sobre os transtornos causados pela precariedade dos serviços de internet para todo o empresariado, oportunidade em que colocaram o Sinditur a disposição para junto com a Câmara atuar na busca de uma solução.
Desta forma elaboraram um plano de ação que terá início após o recesso parlamentar, ou seja, em agosto. Primeiro será agendada Audiência Pública com a participação da OI Telefonia, Anatel, Sinditur, Legislativo e Executivo, aberta a toda a comunidade, para que se exponha toda a questão aos diretores das duas empresas na busca de uma solução urgente para a questão. Depois, no caso de não haver uma solução a curto prazo vislumbra-se a possibilidade de em parceria Legislativo/Sinditur, entrarem com uma Ação Civil Pública contra a empresa pela não prestação do serviço de acordo com as exigências da Legislação vigente. Dando sequência, uma indicação será feita pela Comissão no intuito de solicitar que a empresa Oi verifique a existência de ‘gatos’ de internet em todo o município. Após uma reunião será agendada com a empresa NET, para verificar a possibilidade de implantação dos serviços na região. Por fim, a Comissão marcara encontro com empresas de internet por fibra ótica para buscar mais uma opção para a comunidade Gramadense.
Audiência da Comissão Especial de Avaliação da Lei da Telefonia da Câmara Federal de Deputados
A Câmara de Gramado também encaminhou indicação, de autoria dos vereadores Giovani Colorio e Rafael Ronsoni, solicitando a realização de Audiência Pública Descentralizada da Comissão Especial de Avaliação da Lei da Telefonia da Câmara Federal de Deputados. O principal objetivo desse encontro na cidade é tratar da nova lei da telefonia, bem como melhorias neste sistema. A data deverá ser agendada pela Comissão Federal em breve.

Data de publicação: 16/07/2015