Vereadores autorizam contratação temporária
Buscando atender a demanda do município, a Prefeitura apresentou projeto de Lei junto a Câmara onde pede autorização para contratação temporária de excepcional interesse público de monitores de educação e educadores infantis. A proposta foi votada na sessão de ontem, 06, e aprovada de forma unânime pelos Vereadores.
Com tal votação a Secretaria de Educação poderá contar com mais 18 monitores de educação e 35 educadores infantis.  A contratação para a escolha dos profissionais deverá obedecer a forma de Processo Seletivo Simplificado e terá vigência de até seis meses, prorrogáveis por igual período, desde que justificado.
Justificativa ao Projeto
Tendo em vista o número de crianças inscritas aguardando vagas para a Educação Infantil do município, a Secretaria Municipal de Educação tem empreendido, em diferentes bairros, obras de ampliação e construção de novos espaços, para atender tais necessidades. Está sendo finalizada a construção da EMEI Branca de Neve II, no Bairro Jardim, onde 3 novas turmas estão sendo abertas e 37 crianças novas serão atendidas, necessitando assim de 6 Educadores Infantis. Com a construção da EMEI Pró Infância – Piratini, que irá atender 60 novas crianças, necessitando assim de 10 Educadores Infantis. A EMEI Paulina Benetti, no bairro Floresta passou por reforma e ampliação e para que as 40 novas crianças sejam atendidas necessitamos da contratação de 4 Educadores Infantis. Já na EMEI Gentil Bonato, no bairro Prinstrop, foi construído um berçário, que atenderá 25 crianças, necessitando assim de 2 Educadores Infantis para o atendimento. Já a EMEI Tia Carmelina 4, na localidade do Belvedere, Loteamento Mazzurana, que atende 32 crianças, passará atender 100 crianças, com a criação de 4 novas turmas, devido à mudança de prédio que está sendo realizada, desta forma é necessário a contratação de 8 Educadores Infantis. Com a construção da EMEI Vicente Casagrande, vamos criar 40 novas vagas, sendo necessários mais 5 Educadores Infantis para o atendimento. Assim, vamos criar 260 novas vagas para a Educação Infantil, sendo necessário para atender tal demanda a contratação de 35 de Educadores Infantis. Tal número se justifica tendo em vista que as crianças frequentam o turno integral (manhã e tarde/12 horas por dia) e faz-se necessário um professor por turno. Quanto aos Monitores da Educação, é necessário a contratação de 18, que atuarão como volantes para cada escola de Educação Infantil do município, a fim de auxiliar os Educadores Infantis na execução dos trabalhos diários e durante os intervalos intrajornada. Vale destacar que, de acordo com a Resolução 1/2014, do Conselho Municipal de Educação, há um limite na quantidade de crianças por professor. Ultrapassando o limite, faz-se necessário a presença de um monitor para auxiliar o professor no atendimento às crianças. 
 
 

Data de publicação: 07/07/2015

Compartilhe!