Unidade de Saúde recebe nome de Nailor Nilton Balzaretti
O vereador Celso Fioreze (PSDB) apresentou projeto de Lei onde sugeriu denominar de Nailor Nilton Balzaretti a unidade de Estratégia da Saúde da Família localizada na Rua Julieta Bastos Balzaretti, 225, Bairro Pórtico II. A votação da proposta aconteceu na noite de ontem (08) de forma unânime.
Histórico
Nailor Nilton Balzaretti, filho de Eusébio e Julieta Balzaretti,  irmão de Flavio e Eunice, nasceu em Gramado, em 27 de janeiro de 1939. Durante seus 71 anos, viveu intensamente e contribuiu para a construção da história de Gramado, participando ativamente de diferentes associações de cunhos social, tradicionalista e religioso.
Aos 12 anos saiu rumo à capital para estudar no colégio Rosário, onde despontou como líder nos times de futebol que jogou, como Força e Luz e juvenil do Grêmio. Após encerrado o ginásio, foi especializar-se numa de suas paixões que era a agricultura, estudando na Escola Técnica ETA em Viamão. Sua carreira profissional iniciou na Companhia de Silos e Armazéns no cais do porto de Porto Alegre. Em maio de 1963, casou-se com Aira Maria Kehl e em 1964 nasceu sua primeira filha, Naira. Neste mesmo ano, voltou com sua família para Gramado, para trabalhar, juntamente com seu pai e irmão, na Calçados Ortopé. Em 1966 nasceu seu segundo filho, Augusto e, em 1968, nasceu Vinícius. Neste período, trabalhando na Ortopé, o casal participou ativamente do Lions Club, tendo uma intensa vida social em Gramado. Atuou intensamente na organização e realização das primeiras edições da Festa das Hortênsias e do Festival de Cinema de Gramado. Em paralelo, sua paixão pelo tradicionalismo gaúcho o vinculou como patrão do Centro de Tradições Gaúchas Manotaço de Gramado.
Na década de 70, saindo da Ortopé, Nailor, seu irmão, Flávio, e seu pai, criaram os Supermercados Balzaretti e Posto de Gasolina. Nesta época nasceu sua quarta filha, Pauline, em 1977.  Na década de 80, Nailor assumiu o economato do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Manotaço de Gramado, após terem sido fechados os supermercados e posto de gasolina. Em 1982, nasce sua quinta filha, Francine. Enquanto ecônomo do CTG, atendia excursões de todo o País, mostrando o tradicionalismo através de shows de dança e música. Nesta época começou a despontar como um apresentador carismático e criativo. Contava causos, encantando centenas de turistas várias noites por semana, além de cuidar do churrasco a ser servido.
Nesta mesma época, Nailor e Aira realizaram o Cursilho, dando  início ao seu envolvimento em ações de cunho religioso. Foi ministrante, juntamente com sua esposa, de cursos de noivos, batismo e catequese. Atuou em vários Cursilhos como palestrante e auxiliou a secretaria da Paróquia de Gramado.
Por um curto intervalo de tempo, também atuou no economato do Golf Club de Gramado e na empresa Tissot da Várzea Grande. No final da década de 80, atuou na Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Gramado.
No início da década de 90 foi convidado pelo Dr. Jaime Prawer para assumir o desafio de recuperar o Gramado Parque Hotel, o qual foi executado com êxito por Nailor e sua esposa, morando no próprio Hotel, acompanhados das filhas Pauline e Francine, ainda adolescentes.
Em meados da década de 90 foi convidado pela família Perini para participar da criação do Complexo Fazenda Serra Azul, mudando novamente de endereço, agora para o bairro Saiqui, em Canela, com sua esposa e filhas, Pauline e Francine. Enquanto trabalhava na Fazenda, conseguiu realizar o sonho de construir sua própria casa, no bairro Planalto em Gramado, capaz de abrigar seus 5 filhos e 5 netos à época (hoje são 9 e com um bisneto a caminho). Ao sair da Fazenda Serra Azul, mudou-se para sua casa e começou a trabalhar na Rádio Excelsior, dando vazão ao seu dom artístico. A atuação em ações vinculadas à Igreja se intensificaram. Também trabalhou na Farmácia Vital Genéricos, de sua filha, Pauline.
Finalmente, participou ativamente da organização e da realização da Festa da Colônia, em parceria com a Prefeitura de Gramado.
Este histórico representa, sucintamente, o papel relevante de Nailor Nilton Balzaretti em Gramado em diferentes frentes de atuação. Seu espírito de liderança, seu carisma e inquietude conduziram a este momento ímpar:
A mesma casa que construiu com trabalho duro e privações, a qual serviu para abrigar sua família toda em várias edições de Natal e seus netos em verões felizes, agora se transforma em uma unidade para atendimento da comunidade Gramadense na área da saúde.
Infelizmente, numa segunda-feira de inverno ele partiu de repente, no alto da Serra, em Tainhas, seguindo o que gostava de dizer, parafraseando a letra da música dos seus ídolos, os irmãos Bertussi:  “ Serrano só morre feliz, morrendo em cima da serra”.

Data de publicação: 09/06/2015