Noel solicita estudo para que o Parque das Orquídeas tenha concepção de Jardim Botânico
O vereador Leonildo Noel (PP) apresentou pedido de providências, a ser enviado ao Executivo nessa semana, onde requer que seja feito estudo de viabilidade para que quando a implantação do Parque das Orquídeas, este venha a ter sua apresentação e/ ou concepção na forma de Jardim Botânico, vinculado a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Um jardim botânico é um jardim dedicado à coleção, cultivo e exposição de uma ampla diversidade de plantas, identificadas de acordo com o nome botânico. Pode ter coleções especializadas em determinadas plantas, como cactos e suculentas, ervas aromáticas, plantas de determinadas regiões do mundo, ou ter ainda estufas com coleções de plantas tropicais, alpinas ou outro tipo de plantas exóticas. Entre os serviços geralmente disponibilizados para o público estão visitas guiadas, exposições educativas, exposições artísticas, salas de leitura e atuações artísticas e musicais ao ar livre.
Os jardins botânicos modernos têm origem nos jardins medicinais medievais europeus, denominados jardins dos simples, o primeiro dos quais, fundado durante o Renascimento italiano no século XVI. Com a importação de novas plantas e exploração de territórios fora da Europa, a partir do século XVII, a botânica foi-se gradualmente afirmando como uma ciência independente da medicina. No século XVIII, os botânicos implementaram sistemas de nomenclatura, os quais eram muitas vezes mostrados nos canteiros de jardins com propósitos educativos. A partir do século XVIII, com o desenvolvimento do comércio de espécies botânicas, começaram a se implementados jardins botânicos nos trópicos.
Enquanto instituições culturais e científicas, ao longo dos anos os jardins botânicos deram resposta às necessidades da botânica e horticultura. Na época contemporânea, para além da vertente científica os jardins botânicos aproveitam a forte ligação com o público em geral para fornecer aos visitantes informações relativas às questões ambientais, em particular as que estão ligadas à conservação e sustentabilidade, sendo importante para a comunidade gramadense, e aos turistas que visitam nosso município.

Data de publicação: 03/06/2015