Jaime propõe nomenclatura de rua
Foi aprovado na sessão ordinária do dia 22 o projeto de Lei de autoria do vereador Jaime Schaumlöffel (PP) denominando a via intitulada como "do Lago", situada entre a Rua Bruno Ernesto Riegel e João Leopoldo Lied, no bairro Planalto, de rua "Bruno Ernesto Riegel".  A votação foi unânime.
 Histórico
Cerca de trinta anos atrás, a Câmara de Vereadores do nosso Município aprovou a troca de nome de parte da rua do Lago, a saber a porção entre a Rua Julius Ziegler e a João Alfredo Schneider, para Rua Bruno Ernesto Riegel, falecido morador de Gramado desde o início do século passado.
Ocorre que na ocasião os funcionários da Prefeitura encarregados de aplicar a nova designação marcaram como rua Bruno Ernesto Riegel toda a extensão da rua do Lago, isto é, até o confronto com a rua Leopoldo Lied. Dessa época em diante foi que se estabeleceu a conformação atual da rua em questão, sempre obedecendo as placas indicativas incorretas, aceitas como formais, que acabaram sendo confirmadas pela tradição.
Nesse seguimento de rua, transferências de terrenos, construções de residências, empresas e até o grande condomínio hoje existente foram escriturados considerando o nome Bruno Ernesto Riegel e, da mesma forma, endereço para correspondência particular, para Correio, para CEEE (RG), para telefonia e para a própria Prefeitura.
O setor pertinente da Prefeitura descobriu o equívoco, e naturalmente o ajustou, durante a tarefa, desenvolvida esse ano, de atualização dos nomes de nossas ruas e logradouros. E tal fato acarretou muitos incômodos burocráticos aos moradores daquele local e constrangimento aos parentes do patrono, cujo nome, então, teve que ser excluído de onde esteve por muitos anos.
Em função disso, os residentes da parte da rua do Lago que recebeu nova sinalização, bem como os familiares do patrono envolvido, entenderam que seria mais conveniente que fosse mantida a denominação já consagrada pela tradição, pelo costume do local. Para tanto, apresentam o baixo assinado no sentido de demonstrar sua intenção e atender as disposições legais.  Este documento corresponde a mais de 80% dos moradores do local que demonstram seu pedido de manutenção do nome Bruno Ernesto Riegel na parte da Rua do Lago já assim designada tradicionalmente.

Data de publicação: 25/05/2015