Câmara entrega Moção ao CTG Manotaço

Em sessão ordinária realizada na segunda-feira, dia 04 de maio, a Câmara de Vereadores realizou a entrega da Moção de Aplausos, pelos 60 anos do CTG Manotaço. A honraria foi entregue ao senhor Volmir Port, pelo vereador Leonildo Noel, proponente da mesma.
A Moção de Congratulações ao Guerreiro Sports foi aprovada na sessão ordinária do dia 05 de maio, por unanimidade.
 “Fiquei muito feliz por poder homenagear essa entidade que tem uma importância histórica relevante de conservação da cultura do Rio Grande do Sul. O CTG Manotaço com certeza é merecedor desta homenagem e de muitas outras por tudo que fez e faz por nosso tradicionalismo”, disse o vereador Leonildo.
Histórico
O CTG Manotaço foi criado por um grupo de 15 amigos que se reuniam sempre na residência do Sr. Lúcio Peregrino Petersen, ali fizeram diversas reuniões preliminares, mas no dia 15 de março de 1955 foi fundado oficialmente o estatuto e o registro dos nomes, que foi feito por eles mesmos. A primeira parte da construção foi feita por estes fundadores. Logo depois iniciaram as negociações com o Tio Chico para a compra do terreno no Mato Queimado, hoje atual sede campeira do CTG. Eles contaram com a colaboração da comunidade, foram a Caxias do Sul onde Claudino Weber doou a madeira, o que tornou mais fácil a construção, e levou aproximadamente dois anos.
A Inauguração do Manotaço foi feita em uma festa campeira num sítio do Mato Queimado, Participaram todos os associados e suas esposas, cada um levou duas ou três galinhas assadas e recheadas, tudo gratuitamente, os pastéis eram feitos lá mesmo ao ar livre e o churrasco também, tudo feito pelos pertencentes ao CTG Manotaço naquela época.
Um dos Principais fundadores do CTG Manotaço foi o Senhor Lúcio Peregrino Pertesen, o Tio Lúcio como era carinhosamente conhecido, nasceu em 22 de novembro de 1919 em Santo Antônio da Patrulha, veio para Gramado em 1932, e estudou no colégio Pátria, fazendo curso de Contabilidade com o saudoso Professor Maximiliano Frederico Hahn.
O Estatuto do CTG Manotaço foi baseado em estatutos de outras sedes. O Nome Manotaço surgiu por indicação de um gaúcho do CTG, pois o cavalo é a defesa do Gaúcho. E o Manotaço é o tapa que o cavalo da com as patas dianteiras. Naquela época não existia rodeios, não existia concursos de Prendas, aprendiam a dançar no CTG Querência de Canela, eles iam de caminhão, e quando voltavam o Sr. Lúcio e Dona Cilda levavam as moças para casa.
Naquela época existia invernada artística, e algumas pessoas participaram, como: Mariano de Castilhos Petersen, Perciano Bertolucci, Norberto Evaldo, Lauri Bertolucci, Avelino Alves de Oliveira, Horácio Castilhos, Fernando Fish, Henrique Santos entre outros.
O CTG Manotaço tem como lema: “Da ilhapa até a presilha, gaúcho em qualquer coxilha” que significa:
Ilhapa – Parte mais grossa do laço com cerca de uma prega na argola, conduz o laço armado.
Presilha – Prende o laço na encilha
Gaúcho em Qualquer coxilha - Gaúcho é gaúcho em qualquer lugar, cidade, campo, estado ou país que estiver, desde que leve o Rio Grande e Tradição consigo.
Manotaço – é tapa que o cavalo da com as patas dianteiras.
O CTG Manotaço tem como primeiro Patrão um de seus fundadores Sr. Lúcio Petersen. A Primeira prenda do CTG manotaço foi Dalcira Alves de Oliveira e a prenda que Primeira prenda do Estado, foi Marlene Reck Correa. O CTG pertence a 27° Região Tradicionalista, composta pelos seguintes Municípios: Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e Jaquirana.
A título de lembrança pela relevância, cita-se abaixo o nome de todas as pessoas que já foram Patrões:
1° Lucio Peregrino Petersen
2° Hortêncio Gil Castilhos