Vereadores realizam três fiscalizações

Na manhã de hoje (28), os vereadores Celso Fioreze (PSDB), Evandro Moschem (PMDB), Giovani Colorio (PP), Jaime Schaumlöffel (PP), João Teixeira (PMDB), Leonildo Noel (PP), Manu Caliari (PRB), Rafael Ronsoni (PP) e Rafinha Adam (PP), estiveram realizando três fiscalizações em pontos do Município.
A primeira fiscalização aconteceu na Usina de Reciclagem de Lixo, onde os Vereadores foram recebidos pelo secretário do Meio Ambiente, Márcio Coracini, pelo servidor Jorge Magnus Junior e pelo diretor da Usina, Rafael Henrique Bitelo. No local foram informados que a empresa completou um ano de atuação em março, que diariamente recebem cerca de 30 caminhões de verdes e 40 toneladas de lixo. Também verificaram que há um depósito onde ficam as garrafas e latas, e um container para garrafas quebradas sem reutilização. Em outro depósito é feita a reparação e a triagem do lixo recolhido. Para os pneus há uma empresa especializada que busca os mesmos, desde que estes estejam limpos, secos e cobertos. Ainda, os Vereadores foram informados de que as lagoas que ali existem tem decantação, para a drenagem do lixo que ali foi depositado por anos e que agora está em decomposição do chorume. O secretário de Meio Ambiente ainda destacou que 42 containers amarelos, reformados, estão sendo distribuídos pelas Escolas das redes municipais, estaduais e particulares, do Município, para recolhimento do lixo eletrônico. Na usina esse material fica depositado em dois containers vermelhos, um para computadores e eletrônicos e o outro para lâmpadas florescentes. Os Vereadores também receberam a informação de que em breve uma indústria de plásticos será instalada em uma área particular, ao lado da usina.
Em seguida foram vistoriar a obra da nova Escola Infantil, do bairro Piratini. Na oportunidade foram recebidos pelo secretário de Governança e Desenvolvimento Integrado, Germano Junges e pelo servidor Henrique Briguete. Foram informados de que o novo prédio terá 650m², e que deverá ser entregue a comunidade no final de setembro. A obra foi uma parceria entre o Executivo, que cedeu o terreno e um profissional técnico para acompanhar a execução e o Programa do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O prédio terá cozinha, refeitório, três salas de aula, uma sala de informática e sanitários. A Escola terá uma rampa para cadeirantes. A capacidade será de 120 alunos por turno. Ainda, os Vereadores foram informados que o forro utilizado na obra é isolante termo acústico, com o intuito de as alterações climáticas não terem grande impacto, mesmo com o telhado baixo.
Depois foram até a Secretaria de Agricultura, onde falaram com o secretário Marcos Lovatto e depois verificaram o funcionamento do Horto Municipal, onde foram recebidos por Márcio Potratz. A Secretaria tem aproximadamente 60 funcionários, que atuam junto a área rural, bem como no administrativo e no horto. O local possui banheiros, sala de trabalho, auditório e almoxarifado. O secretário Marcos informou que tem a sua disposição quatro retroescavadeiras, três escavadeiras e um trator, e que em breve deve receber outro. Já no horto os Vereadores puderam conhecer a floricultura que abastece todos os canteiros do município, quatro estufas e quatro viveiros. Atualmente, no local, são produzidas 370 mil mudas ano.

Data de publicação: 28/04/2015