Vereadores reúnem-se com entidades de segurança
Na tarde de hoje (27), os Vereadores estiveram reunidos com representantes das entidades de segurança que atuam no município: Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária e Bombeiros, para tratarem do projeto de Lei 016/2015, que autoriza o Município de Gramado a contribuir financeiramente com o Sindicato da Hotelaria, Restaurante, Bares e Similares da Região das Hortênsias e Planalto das Araucárias - SINDITUR. O encontro aconteceu na Sala VIP do Legislativo Gramadense.
Em suma, o projeto busca repassar R$ 200 mil para os agentes de segurança que atuam na cidade. Na oportunidade, a capitã da BM de Gramado, Cláudia Maldaner, salientou que tal repasse é baixo se analisarmos o quanto cada policial receberá, pois é necessário dividir esse valor por doze meses, e pelo número de agentes, 130, o que resulta em um apoio financeiro mês de R$ 120. “Temos em Gramado um custo de vida muito alto o que acaba nos trazendo sérios problemas. Os policiais por vezes optam por não vir para Gramado, ou quando vêm acabam pedindo transferência, devido aos valores que necessitam para subsidiar o seu sustento”, disse a Capitã.
Ela ainda ressaltou que sabe que é dever do estado manter a segurança, mas enfatizou que também está na Constituição que é obrigação de todos. Os policiais ainda destacaram que não houve aumento de 2014 para este ano, e que necessitam de um aporte financeiro melhor para os agentes.
Uma reunião será agendada entre os Vereadores, Entidades de Segurança e Executivo para verificar da possibilidade de um valor maior para 2016, bem como será discutida a questão da demora na remessa do projeto, que acabou por chegar a Câmara em meados de abril. “Precisamos que seja algo meio que automático, que no início de cada ano já comecemos a receber esse valor que é tão importante para os nossos policiais”, disse Maldaner.
Também restou definido que outro encontro será marcado, este com o Mocovi de Gramado, entidade que passará a atuar a exemplo de como funcionava o Consepro.
Participaram do encontro os vereadores Celso Fioreze, Evandro Moschem, Jaime Schaumlöffel, João Teixeira, Manu Caliari e a Rafael Ronsoni.

Data de publicação: 27/04/2015