Defesa Civil é tema de reunião
Os Vereadores estiveram reunidos na tarde de hoje (27), com a secretária de Planejamento, Juliana Cardoso e com o coordenador da Defesa Civil de Gramado, Augusto Dreher. Na pauta, o projeto de Lei 015/2015 que cria a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil do Município de Gramado e dá outras providências. O encontro aconteceu na Sala VIP do Legislativo Gramadense.
A reunião iniciou de forma diferente, pois os membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos - CDDH, Manu Caliari, Evandro Moschem e Rafael Ronsoni, bem como os demais vereadores presentes Celso Fioreze, Jaime Schaumlöffel, João Teixeira e Rafinha Adam, comemoravam a chegada do projeto. “Há dois anos encabeçamos a retomada, de forma efetiva, da Defesa Civil em Gramado por sabermos da necessidade de termos um órgão competente que nos auxilie em momentos difíceis. Hoje estamos aqui felizes por poder ouvir o que vocês têm a dizer, bem como por termos recebido no dia 17, o projeto na Casa”, disse Manu, presidente da CDDH.
Em suma o projeto está dentro do esperado, apenas necessitando de alguns ajustes jurídicos. Aproveitando o momento o coordenador Defesa Civil, Augusto, que já tem experiência por ter atuado frente ao órgão em Três Coroas, falou da importância da regulamentação através da Lei, da parte burocrática que vem sendo feita para real ativação da Defesa Civil, bem como de ações futuras que devem ser tomadas. Salientou ainda que já fez visitas no município e que Gramado possui sim zonas de risco, que devem ser analisadas, e que para tanto a Prefeitura contratou empresa especializada para mapear a cidade.
Ainda destacou que inscreveu Gramado na Campanha Mundial de Redução de Desastres – Construindo Cidades Resilientes – Minha Cidade, junto a ONU, o que em caso de necessidade fará com que a cidade possa receber auxilio desta tão importante entidade. Augusto destacou ainda que o trabalho da Defesa Civil é principalmente de prevenção e que a mesma atuará nas escolas e em trabalhos com agentes voluntários. Ele ainda destacou que estão participando de oficinas regionais, que acontecem com representantes de toda a região do Paranhana e que nesses encontros quinzenais, além de palestras, também fazem a troca de experiências, o que é muito importante.
Ao final restou acordado então que a secretária Juliana encaminhará a Câmara de Vereadores uma mensagem retificativa ou substitutivo,ao projeto, já com as alterações jurídicas necessárias.

Data de publicação: 27/04/2015