Programação:
29 DE ABRIL
8h30min - Sessão Solene de Abertura
10h – Palestra ‘A política nacional de promoção aos direitos da mulher e a chamada Lei Maria da Penha’, com com Del. Pol. Patrícia Sanchotene Pacheco (Diretora do Departamento de Direitos Humanos da SSP). Presidente de Mesa - Del. Pol. Elisangela Melo Reghelin.
13h30min – Palestra ‘O papel dos órgãos vinculados à Secretaria de Estado da Segurança Pública do RS’, Del. Pol. Sonia Maria Dall´igna (Diretora de Programas para Grupos Vulneráveis) e Cap. Marta França Moreira (Diretora de Programas para Mulheres). Presidente de Mesa - Del Pol Vladimir Haag Medeiros.
15h40min – Palestra ‘A Polícia Civil frente às demandas atuais e sua interlocução com o Poder Judiciário’, com Del. Pol. Sabrina Deffente (Coordenadora das DEAMS da PC/RS); Del Pol Rosane Oliveira Olivera (Delegada da 1ª DEAM POA) e Vancarlo André Anacleto (Juiz de Direito da Comarca de Canela). Presidente de mesa - Del. Pol. Gustavo Celiberto Barcellos.
6 MAIO
8h30min – Palestra ‘Breve histórico e principais aspectos da Lei “Maria da Penha” na visão da Magistratura’, com Fabiane Pageo da Silva, (Juíza de Direito da Comarca de Canela) e Aline Ecker Rissato (Juíza de Direito da Comarca de Gramado). Presidente de mesa - Del. Pol. Vladimir Haag Medeiros.
10h – Palestra ‘As principais agressões sofridas pelas mulheres, na visão da perícia forense’, com Sammi Abder Rahim Jbara El Jundi (Perito Médico-Legista, PML Taquara). Presidente de mesa - Del. Pol. Elisangela Melo Reghelin.
13h30min – Palestra ‘A experiência da Delegacia Especializada de Atendimento para a Mulher de Viamão como Delegacia de referência’, com Del. Pol. Viviane Nery Viegas (Del. Pol DEAM Viamão). Presidente de mesa - Del. Pol. Gustavo Celiberto Barcellos.
13 MAIO
8h30min – Palestra ‘O fundamental trabalho das redes de proteção no quotidiano das vítimas’, com Silvana Patzinger (Coordenadora do CREAS Canela). Presidente de mesa - Del. Pol. Fernanda Seibel Aranha.
13h30min – Palestra ‘A concretização das políticas públicas para a mulher na Sociedade e nos Poderes Executivo e Legislativo municipais: o significado do bom atendimento’, com Manu Caliari (Vereadora em Gramado), Jandira Tissot (Primeira-Dama e Presidente das Damas de Caridade de Gramado); Viviana Cardoso (Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, de Gramado) e Adriana Moreira (Presidente do Conselho Municipal para os Direitos da Mulher, de Gramado). Presidente de mesa - Del. Pol. Gustavo Celiberto Barcellos.
15h40min – ‘O papel da Universidade na concretização das políticas públicas para a mulher’, com Daniela de Oliveira Miranda (Professora de Direito da UCS). Presidente de mesa - Del. Pol. Elisangela Melo Reghelin.
27 MAIO
8h30 – Palestra ‘A carteira de nome social e o papel do Instituto-Geral de Perícias na construção da cidadania’, com Karina Beux (Papiloscopista do DI/IGP). Presidente de mesa - Del Pol. Vladimir Haag Medeiros.
9h15min – Palestra ‘O papel da Defensoria Pública na concretização das políticas públicas para a mulher’, com Luciana Borges (Defensora Pública da Comarca de Canela). Presidente de mesa - Del. Pol Vladimir Haag Medeiros.
10h15min – Palestra ‘O exercício da advocacia em nome da dignidade da mulher’, com Stephan Doering Darcie e Débora Poeta (advogados e professores de Direito da UNISINOS). Presidente de mesa - Del Pol Elisangela Melo Reghelin
13h30min – Palestra ‘Crimes contra a dignidade sexual’, com Elisangela Melo Reghelin (Del. Pol. Regional). Presidente de mesa - Esc. Pol. Lis Andréa Lemos.
03 JUNHO
8h30min – Palestra ‘O papel do Ministério Público e a política de proteção à mulher vítima de violência doméstica e de gênero’, com Paulo Eduardo de Almeida Vieira (Promotor de Justiça da Comarca de Canela) e Max Roberto Guazzelli (Promotor de Justiça da Comarca de Gramado). Presidente de mesa - Del. Pol. Elisangela Melo Reghelin.
13h30min – Palestra ‘A contextualização da violência doméstica e de gênero a partir da realidade local’, com Tania Cristófolli de Aguiar (Assistente Social – CAPS Canela) e Roberta Verdi (Professora da UCS). Presidente de mesa - Del. Pol. Gustavo Celiberto Barcellos
10 JUNHO
8h30min – Palestra ‘As medidas protetivas previstas pela legislação para as mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero’, com Fernanda Seibel Aranha (Del. Pol. São Francisco de Paula). Presidente de mesa - Del Pol Vladimir Haag de Medeiros
9h30min – Palestra ‘A Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) na região, nos casos de mulher vítima de violência e de gênero: o bom atendimento e o “lado de cá” do balcão’, com Luiz Carlos Aguiar de Abreu (Del. Pol. Coord. DPPA Taquara). Presidente de mesa - Del. Pol. Gustavo Celiberto Barcellos.
10h40min – Avaliação e Certificação do Evento, sob a coordenação da Esc. Pol. Lis Andréa Lemos.

Data de publicação: 23/04/2015