Câmara presta homenagem a Recreio Gramadense
Na noite de ontem (15), a Câmara de Vereadores de Gramado promoveu, junto a Sociedade Recreio Gramadense, sessão solene especial para entrega do Troféu “Cidade Jardim das Hortênsias”, a entidade, bem como da Moção de Aplausos, ao presidente João Benetti.
Foi a primeira vez que tal honraria foi concedida. O Troféu “Cidade Jardim das Hortênsias”, instituído pela Lei nº 3.372/2015, tem por objetivo central o reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Gramado por entidades e/ou associações filantrópicas, ambientais, culturais, educacionais, desportivas, sociais ou outras de cunho comunitário, pelo período de 100 anos.
Aproveitando o momento a Sociedade Recreio também agraciou o presidente da Câmara, vereador Jaime Schaumlöffel, com uma lembrança.
A Solenidade ainda contou-se com a apresentação do Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Gramado, com a Direção Geral de Allan John Lino, que cantou o Hino Nacional e mais algumas músicas de seu repertório. Ao final, todos desfrutaram de um coquetel ofertado pela Recreio.
Sociedade Recreio Gramadense
Aos quinze dias do mês de abril de 1915, na residência do Sr. Augusto Zatti, às oito horas da noite, foi eleita a diretoria da Recreio Gramadense, dando o seguinte resultado: Para presidente, João Leopoldo Lied; para vice-presidente, Pedro Carrera;  para primeiro secretário, Bruno Boelter; para segundo secretário, Pietro Cesare Bertolucci; entre outros, bem como também restou aprovado o estatuto de fundação de forma unânime, portanto, considerou-se organizada a Sociedade e eleita a Diretoria e a aprovação dos estatutos a partir desta data.
Assim, sobre a denominação "Recreio Gramadense", fundou-se uma sociedade com o fim de organizar e manter um grupo orquestral e proporcionar aos seus associados reuniões e diversões familiares.
Em 1925, a orquestra foi extinta e João Leopoldo Lied e seus assessores fizeram um novo estatuto e daí em diante a sociedade toma novos rumos. Augusto Zatti, que regia a extinta orquestra, tornou-se o segundo presidente do clube.
Em ato contínuo, Cláudio Pasqual adquire o terreno onde se encontra a sociedade e começa a construção de uma nova sede de madeira, já que a primeira era na esquina da Praça Major Nicoletti e Madre Verônica, que era alugada e pertencia a Antônio Bechara.
Em trinta e um de agosto de 1951, em reunião de diretoria dirigida por Francisco Zatti, foi apresentada uma nova planta para a construção de uma sede mais moderna, pois o tempo assim o exigia.
 Em 1956, os estatutos novamente foram alterados, permanecendo até hoje. Surgem novas gerações e a cada geração que transpõe seu ciclo, correspondem novos desdobramentos de atividades em todos os departamentos do progresso.
Nestes período várias construções foram efetuadas, surgindo em cada época uma construção conforme os anseios dos associados, desde uma modesta construção de madeira, depois uma de alvenaria e novamente, a construção de uma mais moderna ainda, fechando mais um ciclo.
Estas velhas construções onde bailes e festas inesquecíveis foram realizados, são conquistas realizadas pelo trabalho de todas as gerações, sintetizando o esforço tenaz e inteligente, destes que fizeram a grandeza deste clube e a contribuição que prestaram para a realização deste presente.
Hoje a Sociedade Recreio Gramadense possui uma sede moderna com localização privilegiada com salão de festas que pode receber mais de 720 pessoas sentadas e, 1.800 em festas sem cadeiras e mesas.
Desde a sua fundação, Sociedade Recreio Gramadense sempre esteve engajada no incentivo a ações sociais e empresariais, repassa anualmente alimentos, material higiênico, brinquedos e peças de agasalhos, para várias entidades da comunidade, a arrecadação conta através de eventos realizados em parcerias.

Data de publicação: 17/04/2015