Evandro apresenta três pedidos ao Executivo
O vereador Evandro Moschem (PMDB) apresentou três pedidos a serem protocolados essa semana na sede do Executivo Municipal.
No primeiro ele requer que seja feito estudo de viabilidade para a criação de um circuito de cicloturismo, tendo como base a informação de que em todo o Brasil, surgem novos roteiros integrados de cicloturismo, Evandro entende que Gramado deve buscar a sua inserção nesse segmento, pois é um momento promissor para a organização de caminhos regionais na área.
No Rio Grande do Sul, foi criado recentemente o Circuito de Cicloturismo Cascatas e Montanhas, reunindo as cidades de São Francisco de Paula, Riozinho e Rolante com um total de 123 km de extensão já fazem parte do circuito nacional. Já no Estado vizinho de Santa Catariana, a modalidade turística é incentivada a tempos, como o roteiro Circuito Vale Europeu Catarinense de Cicloturismo, o primeiro circuito oficial brasileiro planejado para ser percorrido especialmente de bicicleta, criado em 2006. O cicloturismo é uma modalidade de turismo que articula cinco outras modalidades, o ecoturismo, o turismo rural, o turismo de aventura, o turismo cultural e o gastronômico. O cicloturista viaja buscando estar em contato com a natureza, conhecer as áreas rurais e recônditas, viver uma aventura e relacionar-se com pessoas de diferentes culturas.
Devido a importância do tema, o Ministério das Cidades e o Ministério do Turismo estão propondo e estimulando as cidades brasileiras a criarem seus Circuitos de Cicloturismo. “Em busca de incrementar nosso turismo aliado ao esporte, sugerimos a criação de um circuito de ciclismo turístico oficial, conforme as determinações do Ministério das Cidades e o Ministério do Turismo e me coloco a disposição para juntos com os Secretários contribuir na implementação do circuito de Cicloturismo de Gramado”, disse Evandro.
No outro pedido Evandro pede a reabilitação das traduções de inglês e espanhol no site da Prefeitura de Gramado, uma vez que as mesmas não estão sendo acessadas por falta de funcionamento. “A presente solicitação, busca possibilitar que o Turista e o Investidor estrangeiro tenha acesso as informações da Cidade de Gramado. O Município de Gramado deve visar à busca de investimentos e do Turismo internacional, aproveitando o cenário econômico nacional, que tende a beneficiar o crescimento do público estrangeiro”, considerou.
No terceiro solicita a criação de link em site da Administração, que possibilite ao cidadão gramadense avaliar o trabalho desenvolvido por cada Secretaria do município, bem como apontar eventuais falhas. A avaliação do desempenho de cada Secretaria poderá ser recolhida a partir do site oficial da Prefeitura Municipal de Gramado e combinados com dados de comentários postados em sites de mídia social como o Twitter e facebook.
Ainda, Evandro sugere que sejam informadas no site as metas anuais das obras e serviços que serão executados nos Bairros do Município, o aplicativo é uma tentativa de acompanhar, ainda mais de perto, a execução dos planos da Prefeitura.
“Vale constar, que no ano de 2014  sugerimos ao executivo criar um aplicativo ligado ao “fala cidadão”, com o objetivo de facilitar e agilizar o acesso da comunidade ao poder executivo, visando auxiliar no envio de demandas e sugestões através de mensagens de texto eletrônicas instantâneas, sendo assim a proposta acima apresentada, poderá ser adaptada na mesma plataforma”, disse Evandro. O vereador ainda destacou que tal pedido justifica-se “em função da facilidade de avaliação das secretarias, melhoria nos pedidos e sugestões, bem como do retorno ao cidadão, já que é fundamental a ampliação das comunicações em novas plataformas tecnológicas”.

Data de publicação: 08/04/2015