Rafael propõem nomenclatura de Rua
Foi aprovado, na sessão de ontem (06), o projeto de Lei de autoria do vereador Rafael Ronsoni (PP) que busca homenagear o senhor Sebado Model, denominando a via que tem inicio na Avenida do Trabalhador em toda a sua extensão até seu término, no Loteamento Wiltgen I, com seu nome. A votação foi unânime.
 Histórico
O Senhor Sebaldo Model nasceu em Gramado/RS, no dia 10/04/1925. Casou-se com a Senhora Selma Schweig Model e tiveram 5 filhos, 10 netos e 2 bisnetas. Este homenageado nasceu e sempre residiu na Avenida do Trabalhador, na moradia com número 2222, bairro Várzea Grande em Gramado/RS. Esta propriedade pertence a família Model a mais de 100 anos. Mesmo após o falecimento deste homenageado a família permanece residindo nesta localidade, inclusive filhos e netos.
Durante grande parte de sua vida o Senhor Sebaldo sustentou toda sua família com o fruto de seu trabalho junto a terra onde residia, com o auxílio de seus filhos. Ainda como este homenageado era o único proprietário de trilhadeira, sempre auxiliava aos demais vizinhos e membros da comunidade com seu trabalho, motivo pelo qual acabou por cultivar diversas amizades e admiração. Após algum tempo iniciou trabalhando com a produção de carvão, atividade a qual se manteve por aproximadamente 50 anos. Toda sua produção era vendida para empresas situadas na Várzea Grande, contribuindo para o crescimento do local.
No dia 20 de julho de 1978, houve um vendaval que destruiu a casa do Senhor Sebaldo e outras da localidade, incluindo a Brizoleta que deu inicio a escola Mozés Bezzi. Diante desta dificuldade por uma tragédia da natureza, o homenageado e sua família tiveram que permanecer por um longo tempo residindo no paiol da propriedade. Mesmo com estes problemas o Senhor Sebaldo buscou auxiliar na reconstrução desta escola doando as pedras necessárias.
Este homenageado sempre foi envolvido nos trabalhos necessários à reconstrução da escola e depois na própria diretoria da mesma. Também auxiliou na construção da sede da Sociedade Ipiranga da Várzea Grande e prosseguiu auxiliando a diretoria desta sociedade e ajudou a construir a Igreja da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, na Várzea Grande.
Vale lembrar a todos que este homenageado sempre restou envolvi do com assuntos pertinentes a comunidade onde residia.
Cedeu a propriedade para o Município instalar a Pedreira que já se situa neste local há mais de 32 anos e, após foi instalada, a Serraria (se encontra há aproximadamente 20 anos) , Usina de Asfalto (se encontra há aproximadamente 8 anos) e Refeitório da Prefeitura (se encontra há aproximadamente 15 anos).
Importa referir que a instalação do refeitório neste espaço em muito contribuiu e continua contribuindo para o bom atendimento dos servidores municipais da Várzea Grande que não necessitam deslocar-se até o centro para poder realizar suas refeições, bem como que este espaço foi cedido pelo homenageado de forma gratuita ao Município. A dedicação da família é tamanha que um das filhas do homenageado passou em concurso público do Município e hoje auxilia neste refeitório.
Sempre primou e incentivou pela realização de benfeitoria na localidade, através do asfalto da referida via que acabou sendo inaugurado poucos meses antes de seu óbito, tendo o homenageado presenciado a concretização de seu objetivo.
Apenas a título ilustrativo lembra-se que suas atividades de lazer eram jogos de bocha, bolão e cartas, tendo recebido diversos troféus de campeonatos em que participou.
Entende-se, portanto, ser justa a presente homenagem a este cidadão que faleceu no dia 12 de maio de 2010, mas deixou uma grande obra social para o nosso Município.

Data de publicação: 07/04/2015