Cine Embaixador é tema de reunião
Na manhã de hoje (12), uma reunião na Câmara Municipal, entre representantes do Legislativo, Executivo e Cine Embaixador, abordou a questão do projeto que tramita da Casa, 002/2015, que solicita autorização Legislativa para que o Município de Gramado e a Autarquia Municipal de Turismo - Gramadotur possam adquirir ações do Cine Embaixador.
Participaram do encontro os vereadores Celso Fioreze, Giovani Colorio, Jaime Schaumlöffel, João Teixeira, Leonildo Noel, Rafael Ronsoni e Rafinha Adam, as secretárias municipais de Turismo, Rosa Helena Volk e da Fazenda Sônia Mollon, o presidente do Conselho do Cine Embaixador Gino Perini, a procuradora da Câmara Municipal Paula Miranda, a assessora jurídica da Prefeitura Débora Brantes, e os assessores parlamentares, Letícia Alves e Paulo Volk, representando respectivamente os vereadores Manu Caliari e Evandro Moschem.
Na mesa de reuniões o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara, vereador Giovani, abriu os trabalhos agradecendo a presença de todos e solicitando que o senhor Perini, representante dos acionistas do Cinema, contasse um pouco da história do Cine Embaixador.
Gino bastante emocionado lembrou que tudo começou quando no início dos anos 60 eles buscavam um local para lazer. “Não tínhamos recursos então o seu Almeris Peccin e um vereador de oposição, na época, arrecadaram dinheiro com inúmeras pessoas da comunidade, bem como, buscaram na administração pública, a doação de material para a construção da obra. O imóvel era da Mitra”, disse. O Cine Embaixador foi inaugurado em 1967. Anos mais tarde foi legalizado como SA, oportunidade em que os doadores receberam cotas, proporcionalmente ao valor doado na época da construção.
Perini também fez questão de ressaltar que os doadores não buscavam qualquer tipo de lucratividade com o Cine Embaixador. “Todos doaram com o intuito de ter um local público de lazer para os jovens da época, não com o intuito de receber algo. Inclusive ressalto que até hoje nada foi recebido”, disse.
O Cine Embaixador tem com principal acionista a Prefeitura de Gramado com 11%. Esta inclusive vem aportando receitas para manutenção do espaço e com isso recebendo apontamentos do Tribunal de Contas. “Não podemos mais fazer esse tipo de coisa, temos que regularizar a situação, inclusive para o Festival de Cinema precisamos trocar todo o telhado, devido a Lei Kiss, e para tanto o investimento será alto, então é necessário que já estejamos como acionistas majoritários”, destacou a Secretária da Fazenda.
Ao finalizar o encontro ainda coube como destaque, por parte das Secretarias Municipais, que o objetivo do Executivo com a aprovação deste projeto é autorização para que possam buscar, na medida da sua programação orçamentária, adquirir as cotas, atingindo no mínimo a metade do Cine Embaixador, assim preservando este que é patrimônio histórico de Gramado.

Data de publicação: 12/03/2015