Câmara aprova moção a Gustavo Schneider e Pedro Sartori
Em sessão ordinária realizada na manhã de hoje (11), os vereadores aprovaram, por unanimidade, Moção de Aplausos a Gustavo Sartori Schneider e Pedro Sartori pelos títulos conquistados no Campeonato Brasileiro de Taekwondo, realizado no mês de setembro em Recife, Pernambuco. A proposta foi de autoria da vereadora Manu Caliari.
As Moções serão entregues durante a sessão ordinária do dia 22 de dezembro.
Histórico
- Pedro Sartori nasceu em 17/09/1997, tem 17 anos e é filho de Ana Maria Lovatto Sartori e Marco Aurélio Sartori. Treina Taekwondo desde 2005, quando começou com apenas 8 anos de idade por influência e incentivo da família. Seu desempenho dentro do Taekwondo teve orientação do primo e professor Gustavo Sartori Schneider. Estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Santos Dumont, Pedro conquistou sua faixa preta em 2013, porém muito antes já vinha sendo destaque em exames de faixas e competições a nível estadual. No início de 2014, o atleta conquistou a vaga para a disputa do maior título nacional, o Campeonato Brasileiro, o qual o fez, juntamente com outro atleta, o professor Gustavo. Ambos tiveram intensos treinamentos junto à seleção gaúcha e foram representar nossa cidade e Estado junto a atletas e seleções de todo o Brasil na cidade de Recife/PE. O título nacional veio de forma brilhante para o Rio Grande do Sul e para Gramado, sem perder um round sequer, Pedro obteve um desempenho fantástico e conquistou a medalha de ouro na categoria faixas pretas juvenil até 68 kg. O jovem atleta tem muito a ensinar. Pedro, agora além de atleta da seleção gaúcha e atual campeão brasileiro, também ministra aulas de Taekwondo em 2 escolas da cidade, levando até dezenas de crianças, todos os ensinamentos e valores que aprendeu durante toda sua trajetória como aluno e atleta.
- Gustavo Sartori Schneider nasceu em 11/07/1982, tem 32 anos, é casado com Daiani da Silva Sartori Schneider com quem tem 2 filhos (Renato e Ana Clara). Filho de Maria Cristina Sartori e Sérgio Schneider (falecido). Gustavo é formado em Bacharelado em Turismo e Hotelaria e é Mestre de Taekwondo (4º Dan), Professor de Hapkido (1º Dan) e instrutor de Arnis Kali Mahalika (Arte Marcial Filipina). Gustavo começou a praticar o Taekwondo no dia 10 de julho de 1994. Sua primeira competição foi em 1997, na cidade de Parobé-RS. Porém, seu primeiro grande título só veio em 1998, na cidade de Novo Hamburgo-RS quando venceu o campeonato gaúcho na categoria juvenil, já levando Gramado para o cenário estadual de Taekwondo. O título se repetiu nos anos de 99, 2000 e 2001. Em 2005 conquistou o hexacampeonato e em 2013 de forma invicta, atingiu seu 7º título na categoria. Foi graduado em faixa preta, 1º Dan em 2005, 2º Dan em 2008, 3º Dan em 2011. No último dia 23 de novembro, Gustavo foi graduado mestre em Taekwondo, sendo o único mestre desta modalidade marcial na cidade. Além dos 7 títulos gaúchos, Gustavo conta com cerca de 100 títulos na carreira, sendo os mais importantes: o Tri Campeonato da Copa Brasil de Taekwondo, o Tri Campeonato da Copa Mercosul e o título do Campeonato Intercontinental. Além disso, também participou do Campeonato Mundial de Hapkido na Coréia do Sul em 2013, conquistando a medalha de bronze na competição. Atualmente lidera o ranking gaúcho na modalidade. Além de ter se consagrado, juntamente com Pedro Sartori, campeão brasileiro de Taekwondo no último mês de setembro na cidade do Recife/PE. Com mais de 20 anos de prática nas artes marciais, o "Professor Guga" como é conhecido popularmente, coordena projetos sociais pela cidade envolvendo cerca de 650 crianças em 7 escolas do Municípios e vem obtendo reconhecimentos de entidades estaduais, nacionais e internacionais.

Data de publicação: 11/12/2014