Mobilidade Urbana é debatida na Câmara
Nos dias 30 e 31 de outubro a Câmara de Vereadores de Gramado e a Pró-Cidades organizaram o Seminário Mobilidade Urbana, com o tema “Que mobilidade urbana queremos e precisamos?”. O evento aconteceu na sede do Legislativo e buscou auxiliar na elaboração do Plano de Mobilidade, obrigatório após o advento da Lei Federal 12.587/12, discutindo cases de sucesso e analisando o município como um todo.
Uma solenidade de abertura com a presença do prefeito Nestor Tissot abriu os trabalhos seguido de mesa redonda onde o presidente da Câmara Jaime Schaumlöffel moderou uma conversa entre os convidados: Edson Renato Dias (prefeito de Balneário Camboriú), Luia Barbacovi (vice-prefeito de Gramado) Sérgio Pires (presidente do IPPUC – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e Pedro Bertolucci (ex-prefeito de Gramado).
Na parte da tarde foi a vez das palestras com Edson e Sérgio. A primeira proferida pelo Prefeito de Balneário teve o tema ‘Mobilidade Urbana em Cidades Turísticas’, e contou com a intervenção do moderador vereador Jaime Schaumlöffel, e dos debatedores vereador Celso Fioreze, João Pedro Till (presidente GramadoTur), André Castilhos (diretor de Trânsito de Gramado) e Adriane Brocker Boeira Guimarães (empresária). Em seguida aconteceu a palestra ‘A gestão da Mobilidade Urbana’, com Sérgio Pires. Essa contou com o vereador Jaime como moderador e como debatedores a vereadora Manu Caliari, o vice-prefeito Luia Barbacovi e a empresária Marta Rossi.
No dia 31 foram três palestras. Pela manhã com o secretário de Planejamento de Balneário Camboriú Jone Antônio Moi que falou sobre O Planejamento do uso do Solo como Orientador da Mobilidade, contando com a moderação da Ida Bianchi (Pró-Cidades) e com o apoio dos debatedores vereador Jaime Schaumlöffel, secretário de Meio Ambiente de Gramado Márcio Coracini, José Carlos Silveira e Caio Tomazeli empresários. Em seguida foi a vez do secretário de Transporte e Mobilidade de Caxias do Sul, Manoel Marrachinho fazer uso da Palavra, oportunidade em que falou da ‘Infraestrutura de Mobilidade Urbana’. A palestra foi mediada pelo deputado Estadual Vinícius Ribeiro e contou com o vereador João Teixeira, a secretária de Planejamento de Gramado Juliana Cardoso, o engenheiro Alemir Coletto e o engenheiro Luís Claudio Ribeiro como debatedores.
Na parte da tarde foi a vez da arquiteta Ida Bianchi palestrar sobre ‘O Planejamento da Mobilidade Urbana’, oportunidade em que os vereadores Evandro Moschem, Giovani Colorio, Rafael Ronsoni e Rafinha Adam debateram sobre o tema.
Ao finalizar o evento reuniram-se os vereadores da Comissão organizadora do evento, Celso Fioreze, Jaime Schaumlöffel, Manu Caliari e Vera Simão, com a diretora da Pró-Cidades, o engenheiro Luís Claudio Ribeiro e a procuradora da Câmara Dra. Paula Miranda para iniciar a confecção da Carta a Gramado que será entregue nos próximos dias ao Prefeito Nestor Tissot.

Data de publicação: 03/11/2014