Câmara aprova contratação emergencial
Na sessão extraordinária de ontem (28), os vereadores aprovaram o projeto do Executivo que solicitava autorização para contratação temporária de excepcional interesse público de um psicólogo. A votação foi unânime.
Assim sendo o Legislativo aprovou a contratação de 01 Psicólogo, para trabalhar no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, que é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
Atualmente este serviço de proteção social básica do município de Gramado conta com técnicos sociais, em específico: assistente social e terapeuta ocupacional bem como com orientador social e assistentes administrativos, conforme previsto na NOB/RH. No entanto, para adequação da equipe técnica, responsável pela execução dos serviços que fazem parte do CRAS, dentre estes o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – SCFV, faz-se necessária a contratação de profissional da área de psicologia para atuação com ênfase em psicologia social, pois o CRAS é responsável pela execução de serviços de caráter preventivo, protetivo e proativo, devendo dispor de acompanhamento psicossocial aos seus usuários e seus respectivos núcleos familiares quando necessário.
Tal urgência da contratação se dá a fatos que vem ocorrendo e que devem ser tratados na área de psicologia no Serviço de Fortalecimento de Vínculos Projeto Sapeca que atende crianças de 05 a 12 anos de idade que se enquadram Cadastro Único do Governo Federal, principalmente as famílias beneficiárias do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família e que encontram em risco e vulnerabilidade social. Este projeto tem por foco a constituição de espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. Ressalta-se, ainda, que não existe concurso público vigente.

Data de publicação: 29/10/2014