Vereadores falam sobre eleição de diretores
Em reunião com a secretária de Educação, Julita Andreis e com a assessora Jurídica Débora Brantes os vereadores Celso Fioreze, Jaime Schaumlöffel, João Teixeira, Manu Caliari, Rafael Ronsoni, Rafinha Adam e Vera Simão pediram esclarecimentos sobre Decreto que trata da eleição de diretores em escolas municipais. O encontro aconteceu nessa manhã (12), na Sala VIP do Legislativo.
Na oportunidade Jaime destacou que a Casa recebeu da Promotoria de Justiça ofício solicitando que o Legislativo manifeste-se sobre a questão do Decreto, feito pelo Executivo, que trata da escolha dos Diretores. Julita explicou quais foram os critérios adotados e que o objetivo da Secretaria foi o de oportunizar um debate amplo com a comunidade.
Ela salientou que antes da promulgação do Decreto realizou Assembleia com Diretores, posteriormente levou o assunto ao Fórum da Educação, fez Assembleia com os Servidores e abrindo assim a possibilidade para que todos participarem desse debate.
Assim sendo, restou definido que a escolha do diretor se daria por processo de inscrição e que os inscritos, em escolas com mais de cem alunos passariam por consulta entre os funcionários e professores, para posterior envio de lista tríplice para o Prefeito e que nas escolas com menos os nomes seriam encaminhados diretamente ao Executivo.
Sobre a questão pontual da Escola Julita Tissot I a Secretária foi categórica. “De início não tínhamos ninguém inscrito. Após solicitação feita pelo Executivo apenas uma profissional se candidatou. Assim, o Conselho deliberou por enviar esse nome ao Prefeito que de pronto nomeou a profissional como diretora do Educandário”, ponderou Julita. Ela ainda disse que hoje ao falar com os pais dos alunos da Escola verifica satisfação no trabalho desenvolvido pela Direção.
Ao final do encontro restou acordado que a Procuradoria do Executivo encaminhará ofício ao Legislativo informando que em breve será enviado projeto de Lei alterando a legislação vigente no que tange especificar com mais clareza quais são os critérios democráticos e técnicos para a eleição. Desta forma, o Legislativo aguarda o documento para responder prontamente ao Ministério Público.

Data de publicação: 12/09/2014