Comissão busca recursos para reformas no presídio de Canela
Desde o final do mês de julho a Comissão formada pelo presidente da Câmara, vereador Jaime Schaumlöffel, pelo vice-prefeito Luia Barbacovi e pelo delegado de Polícia Gustavo Barcellos está trabalhando na busca de recursos para a realização de melhorias no presídio de Canela. Inúmeras reuniões e visitas já foram feitas no sentido de dar a estrutura mínima para o local, que após a nomeação do Dr. Vancarlo Anacletto como Juiz da Comarca de Canela, voltou a receber os detentos de Gramado.
Para tanto se ressalta o apoio recebido das empresas Joel Oberherr Construtora, Auris Construtora, Olidal Incorporadora e Construtora, Madeireira Zucolotto, João de Barro, Ferragens Gramado, Chocolate Gramadense, Nazale Incorporadora e Construtora, Monte Verde Construtora e Incorporadora, Gecon Engenharia e Construção, Hotel Serra Azul, Farmácia Líder e Hotel Renascença. “Outras empresas serão visitadas nos próximos dias e com certeza de que muitos apoiaraõ a ideia”, disse Jaime.
Abaixo algumas das melhorias que se fazem necessárias e que são emergenciais:
- Reforma da Viatura;
- Sistema de monitoramento renovado;
- Colocação de novos detectores de metal;
- Conserto de forno e geladeira.
- Reforma do telhado;
- Construção do muro;
- Colocação de tela no pátio;
- Aquisição de uma viatura;
- Pintura externa e interna;
- Padronização de roupas de cama e cobertores;
- Uso de Uniformes pelos detentos.
A intenção do Juiz, Vancarlo Anacleto é transformar, aos poucos, o presídio de Canela em um Modelo a ser seguido.
Ressalta-se ainda que para 2015 outras medidas de melhorias serão adotadas e para tanto a iniciativa será também de ordem pública, pois a alocação de verbas municipais nesse sentido devem ser previstas no orçamento do próximo ano. Entre as ações que estão programadas para 2015 estão:
- Fechamento do prédio onde fica a ala do regime semiaberto;
- Construção de celas em prédio separado para as mulheres;
- Reforma do albergue;
- Reforma do pátio;
- Reforma da sala de aula;
- Reforma das celas;
- Ampliação do número de celas.
A Comissão destaca que qualquer doação se faz importante nesse momento. “A causa é nobre e estamos mais uma vez buscando em nossos empresários esse apoio. Qualquer doação é importante, pois juntos conseguiremos alcançar o objetivo que é melhorar a estrutura da penitenciária e assim a segurança de nossa cidade”, disse Jaime.
Sugestão de Legendas:
Presídio 1 - Joel da Joel Oberherr Consturora e Lindomar dos Santos da Auris Construtora fizeram a doação de telhas
Presídio 2 - Aguinaldo Oliveira da Olidal Incorporadora e Construtora também aderiu a campanha
Presídio 3 – Os proprietários do João de Barro, Paulo Gilberto Ticiam e Paulo Andre Sabada são parceiros da Segurança
Presídio 4 - A Madeireira Zucoloto através de se proprietário Zuco aderiu a campanha
Presídio 5 - As Ferragens Gramado, através do proprietário Flávio, também está engajada nessa ação
Presídio 6 – Alceu da Farmácia Líder e do Hotel Renascença é parceiro dessa iniciativa
Presídio 7 – O Chocolate Gramadense através de seus proprietários Altanísio Ferreira de Lima, Enir Pereira Dias de Lima e Ezequial Dias de Lima participam dessa campanha
Presídio 8 – O Macedo da Nazale também entrou nessa campanha em prol da Segurança
Presídio 9 – Alexandre Bezzi da Monte Verde é um dos parceiros dessa ação
Presídio 10 – José Carlos Silveira da Gecon também participa dessa campanha
Presídio 11 – O Hotel Serra Azul, através do senhor Gino Perini, apoia essa ação.

Data de publicação: 21/08/2014