Vereadores aprovam criação da Semana de Aleitamento Materno
Em sessão realizada no dia 18 de agosto os vereadores aprovaram o projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno no Município de Gramado. O evento será denominado “Amamenta Gramado” e passa a ser comemorado anualmente, durante a primeira semana do mês de agosto. A votação foi unânime.
Ressalta-se ainda que o evento passa a integrar o calendário oficial de eventos municipais a partir do exercício de 2015 e o seu símbolo oficial será um Laço Dourado.
São objetivos da “Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno”:
I – incentivar a prática da amamentação exclusiva até 6 meses e continuada por 2 anos ou mais.
II - estimular o interesse da sociedade na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à mãe lactante, principalmente nos primeiros meses de vida da criança.
III – disseminar informações sobre os benefícios do aleitamento materno para as mães e as crianças.
IV - sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para que compreendam e apoiem a mulher que amamenta.
Entre as ações que devem ser adotadas nessa semana estão a realização de seminário regional, ações nas unidades de saúde, hospital, escolas de educação infantil e ensino fundamental/médio, empresas do município, igrejas; rodas de conversa, apresentações, mesas redondas, grupos, concursos, capacitações; encontro de mães amamentando seus bebês – mamaço;  entre outras relacionadas à amamentação.

Data de publicação: 19/08/2014