Vera apresenta indicação ao Hospital São Miguel
A vereadora Vera Simão apresentou indicação dirigida ao Hospital Arcanjo São Miguel que solicita informações sobre a questão da realização ou não do "Teste do Coraçãozinho", que detecta problemas cardíacos em bebês, entre 24 e 48 horas após o nascimento. A proposta foi aprovada por todos na sessão de ontem (18).
 “A importância deste teste antes da mãe e do bebê terem alta, é fundamental  pois consegue identificar problemas no coração antes do aparecimento de qualquer sintomas. Consiste na medição da saturação (níveis de oxigênio no sangue) do bebê, através da utilização de um aparelho denominado oxímetro. Os Bebês são menos propensos a terem alta com problemas cardíacos não identificados, alguns dos quais podem causar situações de emergência ou mesmo morte. Se forem identificados nas primeiras 24-48 horas de vida, ainda na maternidade, o tratamento do bebê poderá ser iniciado e equipes médicas estão cientes para diagnóstico e tratamento das cardiopatias congênitas”, explicou a Vereadora.
Vera ainda completou “é extremamente importante detectá-los a tempo, pois assim é possível realizar intervenções cirúrgicas rapidamente e requisitar exames mais complexos e especializados ainda antes de o bebê sair do hospital”.

Data de publicação: 19/08/2014