Vera apresenta Moção ao Dr. Nelso Tomazelli
Com o intuito de aplaudir o trabalho desenvolvido pelo médico Nelso Tomazelli, por três gerações, na comunidade de Gramado, a vereadora Vera Simão apresentou Moção de Aplauso ao Doutor. A proposta foi votada na sessão ordinária de ontem (18), e aprovada por unanimidade.
“Acredito que temos que parabenizar as pessoas que fazem de sua profissão sua vida e o Nelsinho, como todos carinhosamente chamam é um exemplo a ser seguido”, destacou Vera. A homenagem será entregue em data a ser agendada.
Histórico
Nelso Tomazelli, hoje com 67 anos de idade, nasceu em Gramado, estudou no Ginásio São Pedro, casou-se com Luiza Helena Giordano Tomazelli e tiveram quatro filhos, Katlin Giordano Tomazelli, Kelen Giordano Tomazelli, Karlos Giordano Tomazelli, Kássio Giordano Tomazelli. No ultimo ano de faculdade de medicina da UFRGS escolheu a pediatria até mesmo de forma impulsiva. Formou-se em 1970 e fez mais dois anos de residência médica em pediatria na Santa Casa em Porto Alegre. Retornando a sua cidade teve seu primeiro consultório onde inicio suas atividades em 1973. Apesar de não possuir dados exatos estima-se que Nelsinho tenha atendido aproximadamente 30 mil crianças em seu consultório, além das atendidas no posto de saúde, já que também exerceu a pediatria na rede pública do município durante 17 anos aproximadamente.  No inicio de suas atividades recebeu muitas criticas pela escolha da pediatria, mas acredita que até hoje que o maior desafio no faz é conseguir auxiliar os pais deste município na tarefa de educar seus filhos. Por isso que este homenageado merece o recebimento deste reconhecimento da comunidade por para ele o exercício da medicina com crianças sempre vai além dos cuidados de saúde, sempre buscou o bem estar físico e emocional de nossas crianças. Pode-se dizer que Nelsinho foi o primeiro pediatra de toda região e que é considerado o pediatra de três gerações de gramadenses, ou seja, atende hoje crianças cujas avós também já foram atendidas pelo medico homenageado. Ao longo desta trajetória de dedicação ao próximo no exercício da medicina, diversos foram o0s casos emocionante, simples e complicados, mas que fizeram parte de uma rotina na qual este cidadão Gramadense sempre fez seu trabalho com prazer o que acabava por superar as expectativas de todos. Mesmo diante deste relato de empenho a nossa comunidade, Nelsinho ainda demonstra extrema humildade, acreditando que só aprendeu com seus pacientes, se tornando mais tolerante e humilde.  O Homenageado por esta Moção não pretende se aposentar, continuará atendendo, acompanhando o crescimento e desenvolvimento de nossas crianças primando pelo bem estar maior destas. Pode-se dizer que o significado do exercício da medicina e vivenciado no dia a dia de atividades do médico Nelsinho q que, nos dias atuais, onde a humanidade parece não ser uma constante dentre profissionais das diversas áreas de prestações de serviços, mais se eleva o trabalho que este brilhante médico desenvolveu por três gerações de cidadãos Gramadenses.

Data de publicação: 19/08/2014