Empresários mobilizados no apoio ao Presídio Estadual de Canela
Na tarde da última sexta-feira, dia 25 de julho, o presidente da Câmara de Gramado Jaime Schaumlöffel, o vice-prefeito Luia Barbacovi, o juiz da Comarca de Canela, Vancarlo Anacleto, os juízes da Comarca de Gramado, Ciro Pupery e Aline Ecker Rissato, o Promotor Público Max Guazelli e o delegado de Polícia Gustavo Barcellos estiveram reunidos com empresários. O encontro que aconteceu na Sala do Júri, no Fórum de Gramado onde se buscou apresentar aos convidados a atual realidade da penitenciária Estadual de Canela, bem como pedir apoio para realização de melhorias.
Ressalta-se que há aproximadamente seis ou sete anos a cidade vinha sofrendo com a questão carcerária, pois o antigo Juiz que respondia pela cidade vizinha não autorizava a colocação dos detentos de Gramado no Presídio, o que obrigava o município a adquirir vagas em Taquara, Montenegro e São Francisco de Paula, e por vezes quando essas não eram suficientes, deixar os ‘presos’, soltos.
De início o Juiz Vancarlo Anacletto, que assumiu a Comarca de Canela, e consecutivamente a autoridade a cerca do presídio Estadual ali locado,fez uma breve explanação sobre a atual situação do local. Ele iniciou dizendo que o local está lotado, como todos os demais presídios do país. Em seguida falou sobre os tipos de pena que se dividem em regimes prisionais provisórios e definitivos. O primeiro para presos em flagrante, prisão preventiva e temporária e o segundo em regimes fechado, semiaberto e aberto.
Dr. Vancarlo ressaltou que tem que se pensar no convívio com a sociedade, pois após o cumprimento da pena eles serão reintegrados, assim sendo é preciso que tenhamos estrutura física, higiene, alimentação de qualidade, educação, atividades extras, trabalho e relacionamento familiar. Ele destacou ainda que a maioria dos detentos da região fica em Canela, que só em casos especiais são enviados para outras cidades.
Em seguida discorreu sobre as despesas consideradas emergenciais já realizadas:
- Reforma da Viatura;
- Sistema de monitoramento renovado;
- Colocação de novos detectores de metal;
- Conserto de forno e geladeira.
A posterior falou sobre as despesas emergenciais ainda pendentes:
- Reforma do telhado;
- Construção do muro;
- Colocação de tela no pátio;
- Aquisição de uma viatura;
- Pintura externa e interna;
- Padronização de roupas de cama e cobertores;
- Uso de Uniformes pelos detentos.
A intenção do Juiz, Vancarlo Anacleto é transformar, aos poucos, o presídio de Canela em um Modelo a ser seguido.
Ainda destacou outras melhorias, essas que poderiam aguardar até 2015:>
- Fechamento do prédio onde fica a ala do regime semiaberto;
- Construção de celas em prédio separado para as mulheres;
- Reforma do albergue;
- Reforma do pátio;
- Reforma da sala de aula;
- Reforma das celas.
Antes de encerrar as suas colocações o Juiz ainda destacou a importância do trabalho para os presos e do impacto econômico favorável que as empresas que contratam os mesmos podem conseguir:
- Remuneração mínima é de ¾ do salário Mínimo;
- Isenção de pagamento de férias, 13º salário, INSS e FGTS, o que estima-se reduz em 50% o valor da folha de pagamento;
- Efeito social positivo;
- Como os detentos precisam ficar no presídio para trabalhar não haveria qualquer gasto com locação de espaço. A empresa só teria que levar o trabalho até o presídio.
Ao final da explanação foi sugerida a criação de um grupo para buscar apoio junto aos empresários. Ele será composto inicialmente pelo presidente da Câmara Jaime Schaumlöffel, pelo vice-prefeito Luia Barbacovi, pelo Delegado Gustavo Barcellos e por representantes de classe, ou seja, quando se forem feitas visitas ao setor moveleiro representantes da classe estarão junto e assim por diante.
Também, alguns empresários que estavam no local já se comprometeram pontualmente com a doação de telhas (Joel Oberherr Consturora e Lindomar dos Santos da Auris Construtora) e tintas para as reformas internas e externas (Aguinaldo Oliveira – Olidal Incorporadora e Construtora). Outros, em nome dos sindicatos e entidades representativas, bem como clubes de serviço ficaram de levar a questão à diretoria, já deixando claro que acreditam que o apoio financeiro virá também dos próprios órgãos, além do que será buscado junto aos associados.
O vice-prefeito Luia destacou que a Prefeitura fará sua parte auxiliando, com o apoio da Câmara de Vereadores, na segunda etapa do projeto a ser realizada em 2015. “Vamos alocar esses recursos nas rubricas certas, no orçamento de 2015, para que possamos auxiliar na reforma, construção e ampliação do presídio Estadual de Canela”, disse Luia.
O presidente Jaime ainda destacou que “a segurança que hora temos é a possível, ou seja, precisamos fazer a nossa parte como iniciativa pública (Câmara e Prefeitura) e como iniciativa privada (entidades e empresários). Precisamos nos comprometer para melhorar a segurança de nossas cidades e o sistema prisional como um todo. Gramado e sua ‘gente’ sempre ajudam, pegam junto, agora novamente vamos precisar desse respaldo”. Jaime continuou “deste sempre, como Secretário Municipal, vereador, presidente do COREDE, enfim, venho a muitos anos trabalhando e lutando para uma melhora na área de segurança, por isso entendo fundamental esse processo de apoio da iniciativa pública e privada nesse momento”.
“O que estamos fazendo é um resgate do Poder Judiciário com a sociedade de Gramado, nada mais do que isso”, completou o juiz Vancarlo Anacleto, referindo-se a obrigação do recebimento dos detentos da cidade no presídio de Canela.
Assim sendo, nos próximos dias o Grupo iniciará visitas a empresários da cidade objetivando arrecadar fundos para as ações emergências. “Se cada um der um pouco não fica pesado para ninguém e a região ficará mais segura”, completou o vereador Jaime.

Data de publicação: 28/07/2014