Vera pede estudos ao Executivo
A vereadora Vera Simão apresentou três pedidos de estudo ao Executivo. Em duas das proposições busca atender a necessidades especiais dos deficientes visuais e na outra ampliação de horário de funcionamento de departamento da Prefeitura.
No primeiro pede estudo de viabilidade, para implantação de placas de logradouros em braile, nas vias centrais deste Município, bem como às placas de identificação nos pontos turísticos, também serem efetivadas em braile. “Justifica-se tal pedido por entender-se a importância de darmos o mínimo de estrutura necessária aos deficientes visuais que transitam pela nossa cidade. Entende-se que tais placas devem ser colocadas em pontos estratégicos e/ou centrais, obviamente sinalizadas por pisos táteis que oportunizem ao deficiente visual o acesso às mesmas. Sugere-se ainda que antes de tomar medidas nesse sentido se faça uma pesquisa junto aos órgãos que atendem os portadores de necessidades visuais, objetivando a eficiência da implantação destas placas de sinalização”, disse Vera.
No outro requer  estudo de viabilidade, das efetivas necessidades que os deficientes visuais possuem em nosso Município, em se tratando de questões de mobilidade e acessibilidade, entre eles sinalização sonora nos estacionamentos e nas esquinas, a melhoria na qualidade das calçadas, e, principalmente, a realização de uma campanha de educação no trânsito quanto a importância do respeito aos transeuntes com este tipo de necessidade especial. “Faço essa solicitação pela evidente necessidade que os deficientes visuais passam em questões de mobilidade e acessibilidade tanto em nosso Município quanto em outros. Logo, pequenas iniciativas de melhoria nas questões que importam a estas pessoas devem ser incentivadas e iniciadas como forma de concretizarmos uma nova mentalidade em relação ao respeito ao próximo necessário”, ponderou.
No último solicita estudo quanto à viabilidade de ampliação do horário e dos dias de atendimento, no que tange a Administração de Medicamentos do Estado – AME.  No pedido Vera destaca que atualmente a comunidade que necessita de tal procedimento tem apenas as terças e quintas-feiras para fazer a solicitação ou retirar medicamento. Assim sendo ela pede que se busque alguma medida que oportunize aos munícipes horários e datas mais flexíveis para que esses possam apresentar junto a farmácia central do Município solicitação para recebimento de medicamentos, bem como para a própria entrega dos mesmos. “Entendo viável também que esta ampliação possa se estender, fora do horário comercial, atingindo assim os gramadenses que durante essas horas atuam no mercado de trabalho”, completou.

Data de publicação: 16/07/2014