João presta homenagem a Professora Ivone
O vereador João Teixeira apresentou projeto de Lei que denomina Professora Ivone Maria Pelegrini Machado, a Rua "D", localizada entre as ruas João Scur e Erno Kolrausch, no Bairro Pórtico I. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na sessão do dia 14 de julho.
“Faço essa homenagem devida a vida de grande entrega, não apenas à educação, mas a toda uma comunidade, abreviada por um câncer”, destacou João. Ele ainda acrescentou que “a rua proposta para homenagear a Professora Ivone, fica a poucos metros de sua casa, dando assim um pouco mais de importância a este pequeno tributo à sua memória”.
Histórico
Ivone Maria Machado Pelegrini, filha de Dalirio Mangoni Machado e Irnes Brusamarello Machado, nasceu no dia 14 de outubro de 1968 no município de Lagoa Vermelha, estado do Rio Grande do Sul, onde viveu até os 25 anos.  Ivone frequentou o Curso Normal – Magistério na Escola de 1º e 2º Graus Rainha da Paz. Iniciou sua carreira no magistério em escolas do interior de Lagoa Vermelha, onde exerceu sua profissão por quatro anos. No ano de 1993 mudou-se para a cidade de Gramado, juntamente com seu esposo Valencar Adriano Pelegrini e sua filha Valeska Ines Pelegrini. Logo que chegou, foi contratada pela Secretaria Municipal de Educação para trabalhar na então Escola Estadual de 1° Grau Incompleto David Canabarro, via convênio Pradem. Em 1996, prestou concurso público estadual para o magistério estadual, tendo sido aprovada e efetivada como professoras das séries iniciais do ensino fundamental desta escola. No ano de 1999 recebeu o diagnóstico de câncer de mama, iniciando-se ai um processo de tratamento, esperando uma rápida reabilitação. Passou por uma mastectomia, retirando completamente uma das mamas. Em seguida, iniciaram os tratamentos de radioterapia e quimioterapia.  Em 2004, acreditando estar tudo superado, a doença volta a dar sinais. Ivone passa por mais uma cirurgia, desta vez na traqueia, acarretando a necessidade de todo o tratamento outra vez. Esta doença acabou indo e voltando durante cerca de quatorze anos, e aos poucos foi tomando conta de diversos órgãos da professora. Porém, mesmo passando por tantas dificuldades, a Profe Ivone, como era chamada por seus alunos, nunca perdeu a alegria e o entusiasmo de viver. Durante este período, graduou-se em Pedagogia pela Universidade Caxias do Sul. Em 2010, realizou um grande sonho: foi eleita diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental David Canabarro, escola esta, que a acolheu em Gramado. Durante sua gestão, algumas vezes interrompida temporariamente pela doença, Ivone dava expediente acompanhada de um cilindro de oxigênio, em função da dificuldade em respirar, o que nunca foi obstáculo na realização de um belo trabalho. No dia 20 de agosto de 2012, ela acabou perdendo a luta para a doença, vindo a falecer.

Data de publicação: 16/07/2014