Instituída Semana de Proteção aos Animais
A Câmara aprovou de forma unânime, na segunda-feira (07) o projeto de Lei do Legislativo 014/2014, do vereador Evandro Moschem que institui a Semana de incentivo a Proteção dos Animais. As comemorações devem acontecer anualmente, na primeira quinzena do mês de outubro.
Ressalta-se no projeto que ‘entende-se, por proteção aos animais, o conjunto de ações destinadas a promover o respeito à vida, à integridade física e psíquica dos mesmos, visando o seu bem-estar’. A intenção é que durante esta Semana sejam realizados estudos, reuniões, palestras, seminários, feiras e demais eventos que desenvolvam mais intensamente programas e ações visando à vida digna dos animais que compartilham com o ser humano o mesmo ambiente, visando despertar a conscientização dos cidadãos para a necessidade de proteção aos animais.
“Com a criação da Semana de Proteção aos Animais, o Poder Público poderá, anualmente, na primeira quinzena de outubro, em conjunto com a sociedade, desenvolver mais intensamente programas e ações visando à vida digna dos animais que compartilham com o ser humano o mesmo ambiente.”, destacou Evandro.
O vereador ainda frisou que tal ação proporcionará a participação dos alunos de escolas sediadas no Município, bom como, de organizações não governamentais, em atos que contribuam para a harmonia da vida na natureza. Evandro ainda ressaltou que a data escolhida deve-se ao fato de que no calendário de eventos internacionais, dia 4 de outubro, é o Dia Mundial dos Animais (Brasil), Dia do Cão, Dia de São Francisco de Assis (Protetor dos Animais) e, no dia 5 de outubro, o Dia Internacional das Aves.

Data de publicação: 09/07/2014