Gomes presta homenagem a João Pedro dos Santos
O vereador Ilton Gomes (PP) apresentou projeto de Lei que busca dar o nome de Pavilhão de Esportes João Pedro dos Santos, ao pavilhão localizado junto a Vila Olímpica 11 Canarinhos, no bairro Piratini. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na sessão do dia 30.
“Faço essa homenagem a João Pedro dos Santos, que dedicou boa parte de sua vida na construção e desenvolvimento da história dos 11 Canarinhos Futebol Clube e o esporte gramadense”, destacou o vereador Gomes.
Histórico
João Pedro dos Santos, pessoa humilde simples e de muita coragem. Nascido em 28/06/1943, foi casado com a Senhora Maria Terezinha dos Santos por 50 anos e tiveram 05 filhos: Carlos F. dos Santos, Ângela Cristina dos Santos, Patrícia Solange Santos, Adroaldo Maurício dos Santos e Paulo Rogerio dos Santos.  Na década de 60 iniciou sua liderança à frente do grupo que mais tarde se tornaria uma referência nos campeonatos municipais de futebol. No inicio treinavam em um campo emprestado, por volta de 1966 tiveram que entregar o terreno para dar lugar a um empreendimento. O grupo conseguiu então, um novo terreno, também no bairro da Piratini onde ficaram por anos a título de empréstimo.  Em 1983, em uma negociação com a prefeitura, foi adquirido pelo município um terreno que foi doado ao grupo e aí nasce a Vila Olímpica dos 11 Canarinhos do Bairro Piratini com uma ampla área onde foi possível a construção do campo de futebol, vôlei, futsal, campinho de “pelada” para as crianças e piscinas, disponível para a comunidade. Mas o grupo ainda sentia a necessidade de um espaço social para realização de eventos, foi então que sob a liderança de João Pedro o grupo se mobilizou e adquiriu um casarão antigo que até pouco tempo era utilizado para realização de bailes, jantares, festas e outros, onde recentemente foi construído o Ginásio de Esportes que levará o seu nome. João Pedro com sua garra e persistência foi uma referencia na comunidade Piratini, seu sonho de, através do esporte e do lazer unir pessoas em um ambiente familiar de harmonioso foi concretizado e muito valorizado por todos. João Pedro dos Santos veio a falecer em 09 de janeiro de 2013.
Foto: Na foto com Angela Cristina dos Santos e Adroaldo Maurício dos Santos, filhos de João Pedro.

Data de publicação: 01/07/2014