João apresenta Moção a Escola David Canabarro
O vereador João Teixeira (PMDB) apresentou Moção de Congratulações a Escola Estadual de Ensino Fundamental David Canabarro pelo Jubileu de Diamante, na passagem dos 75 anos de fundação da Escola Estadual. A proposta foi analisada na sessão de ontem (16) e aprovada por unanimidade.
“Entendo que por seu legado na educação de milhares de pessoas durante esses 75 anos de história e também pela importância que esta escola representa para toda a comunidade do Bairro Jardim, é indispensável que façamos essa justa homenagem”, destacou João Teixeira. A honraria será entregue no dia 14 de julho durante sessão ordinária.
Histórico
A Escola Estadual de Ensino Fundamental David Canabarro iniciou suas atividades pelo Decreto de Criação n° 7675 de 07 de janeiro de 1939. Primeiramente denominado de Grupo Escolar Reunidas David Canabarro, localizava-se na Linha Araripe. Em 1960, é integrado ao Grupo Escolar Boaventura Ramos Pacheco, permanecendo assim até 1963, quando foi transferida para o Bairro Três Pinheiros, junto à rua F.G. Bier. Em 1985, passa a ter seu estabelecimento no Bairro Jardim, no qual se situa atualmente. Hoje a Escola atende cerca de 200(duzentos) estudantes, da Educação Infantil à 8ª série. A escola conta com 17 professores e 3 funcionárias. A direção da escola é representada pelo professor Gelson Eduardo Lima Oliveira e vice-diretora Jussára Regina Bonalume. A Escola tem como objetivo oferecer uma Educação que priorize a valorização pessoal e cultural do indivíduo, na conquista plena da cidadania, construindo o conhecimento científico, a valorização do aluno como ser integral nas dimensões social e pessoal, sobretudo, na busca de questionamento e transformação da realidade. São desenvolvidos projetos como: Clube de Inglês, aulas de Taekwond no turno da manhã e tarde, laboratório de Informática, Projeto de esportes, reforço de aprendizagem em turno oposto, recreio dirigido, sala de leitura e jogos com 55 jogos diversificados, internet banda larga, computadores, ar condicionado, notebook e data show em todas as salas de aula, aproximadamente 4000(quatro mil) livros na biblioteca entre pedagógicos e de literatura, Projeto de Alfabetização pela metodologia construtivismo e pós-construtivismo. Foram feitas reformas e revitalização da Escola em todos os espaços para melhor atender e satisfazer nossos alunos.  “Lutamos por uma Escola de qualidade, aberta e livre, que contribua na formação de um cidadão responsável e consciente de seu papel, obtendo resultados positivos para si e para a comunidade”, disse o diretor da Escola Gelson Oliveira. Estão em funcionamento a biblioteca, o laboratório de informática, sala de Arte e Laboratório de Ciências, assim como um amplo auditório. A escola apoia e incentiva a formação continuada de seus professores. Promovendo reuniões pedagógicas de estudos e reflexões com temas atuais do processo ensino aprendizagem. “Acreditamos que valores como preservação e valorização do ambiente, devem fazer parte do currículo dessa escola. Essa consciência já chegou e muitas iniciativas têm sido desenvolvidas em torno desta questão: caminhada pelo Bairro, incentivando o uso correto do recolhimento do lixo, estudo sobre os problemas ambientais com seminários, debates e palestras. Nosso olhar ecológico sobre a cidade de Gramado é de preocupação com as constantes modificações que vem ocorrendo com nosso ambiente, mais do que reflexões, são necessárias ações concretas para que aconteça de fato a preservação de nossa cidade. Com essa ideologia já estamos usando o sistema de cisterna, armazenando a água das chuvas para as limpezas e irrigação dos jardins da nossa Escola. Nossa preocupação é que nossos educandários seja um lugar de satisfação continua e aconchegante, que nosso aluno sinta prazer em estar aqui”, completou Gelson.

Data de publicação: 17/06/2014