Câmara aprova contratações temporárias
Os vereadores aprovaram na noite de segunda-feira, 02, três projetos do Executivo e suas respectivas emendas apresentadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa Legislativa. As propostas buscavam autorização da Câmara para contratação temporária de excepcional interesse público.
Assim sendo ficam autorizadas as contratações temporárias de um Assessor de Gestão de Projetos Culturais, de oito Cozinheiros I, de três Professores, sendo dois de Licenciatura em Matemática e um em Licenciatura em Biologia. A contratação desses profissionais será pelo prazo de seis meses prorrogáveis por igual período e a seleção se dará por Processo Seletivo Simplificado.
Assessor de Gestão de Projetos Culturais – Cargo criado pela Lei 3.242/2014. O profissional deverá cumprir a carga horária de 30 horas semanais, e ter como requisitos curso superior em Comunicação, Produção Cênica, Ciências Sociais, Filosofia, Administração, Artes, História ou Turismo, com Especialização em Gestão da Produção Cultural. O servidor atenderá a demanda da Secretaria de Cultura, criando projetos, acompanhando os editais do Governo e os editais privados, realizando a execução dos mesmos e a devida prestação de contas. Também auxiliará os membros do Conselho de Cultura, prestando ainda assessoria técnica necessária.
Cozinheiro I – Profissional que atende escolas infantis e de ensino fundamental, sendo imprescindível sua atuação para manter uma boa qualidade na alimentação de crianças e adolescentes. Assim sendo, esses oito profissionais atenderam as seguintes escolas municipais de Gramado: Escola Fundamental Salgado Filho, Escola Fundamental Nossa Senhora de Fátima, Escola Fundamental Pedro Zucolotto, Escola Fundamental Padre Anchieta, Escola Fundamental Maximiliano Hahn, Escola Infantil Tia Carmelina II, Escola Infantil Delmar Dutra, Escola Infantil Tia Carmelina I. O Executivo ressalta que a falta de servidores tem diversas razões, entre elas: exoneração, licença saúde, implantação do Projeto Mais Educação, etc. Eles ainda destacam que o concurso público para preenchimento do cargo já venceu, o que reforça a necessidade de se realizar as contratações de forma temporária e emergencial, estendendo-se até a efetivação dos novos profissionais através de um novo concurso público.
Professores, sendo dois de Licenciatura em Matemática e um em Licenciatura em Biologia. O objetivo do projeto é suprir a falta de três professores com habilitações específicas em escolas municipais, ante a necessidade ter surgido após o término do prazo de vigência do último concurso público realizado, o que vem causando prejuízos ao aprendizado dos estudantes:
- 01 professor com habilitação/Licenciatura em Biologia, para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências, para substituir uma professora que se exonerou;
- 02 professores com habilitação/Licenciatura em Matemática, para atuar nos anos finais do ensino Fundamental com a disciplina de Matemática, para suprir uma professora de licença gestante e um professor de licença saúde.
Cabe destacar que a contratação temporária dar-se-á por tempo determinado, até o término das licenças. O Executivo salienta a importância dessas contratações, pois os alunos estão sem professores, e precisam receber uma educação de qualidade, justificando assim a necessidade de contratação temporária de professores com habilitações específicas para atender a carência atual e momentânea.

Data de publicação: 04/06/2014