Vereadores participam da abertura da Semana do Meio Ambiente
Na manhã de hoje (03) os vereadores Ilton Gomes, Jaime Schaumlöffel, João Teixeira, Nelson Broering, Rafael Ronsoni, Rafinha Adam e Vera Simão estiveram prestigiando a solenidade de abertura da 10ª edição da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura. O evento acontece na Rua Coberta até o dia 07 de junho e neste ano tem como tema “Saneamento Básico – Uma Questão de Vida”. Na ocasião a Orquestra Sinfônica de Gramado encerrou o evento com algumas canções.
Diversas ações estão previstas entre elas as palestras com Dr. Jairo Bouer, Amyr Klink e Jackson Müller, show de encerramento com o músico Alemão Ronaldo, apresentação da Orquestra de Violões de Gramado, e dos alunos do Programa de Artes, exibição de filmes, plantio de árvores, mutirões de limpeza e debates são algumas das atividades que preenchem a programação da Semana do Meio Ambiente.
“Nesse ano estamos comemorando 10 anos de Secretaria do meio Ambiente, verificamos a sua expansão e o crescimento. Também observamos que cada vez mais o tema está em foco e a comunidade mostra-se comprometida e engajada na causa, isso nos dá a certeza que o trabalho está sendo feito a contento e que está surtindo efeitos”, ponderou secretário de Meio Ambiente, Márcio Coracini, que aproveitou o momento para homenagear os três ex-secretários da pasta, Luia Barbacovi, Vitor Volk e Nelson Broering.
“Parabéns ao governo municipal pela coragem ao enfrentar a problemática do lixo de frente, buscando outra forma para sanar a questão que vinha sendo problema no município. Tenho a certeza que com essa ação e outras mais tomadas pela Secretaria nos tornamos modelo para todo o estado”, disse Jaime Schaumlöffel, presidente da Câmara de Vereadores.
“A Secretaria do Meio Ambiente vem fazendo um trabalho lento, mas consciente, pois temos a ciência que não adianta investir se não temos conscientização e ações como essas da Semana do Meio Ambiente oportunizam conhecimento e fazem a diferença em uma comunidade”, destacou Luia Barbacovi, prefeito em exercício.
Dentro da programação do evento, há ainda o concurso de arrecadação de garrafas pet. Todas as escolas municipais estarão participando e a que mais arrecadar, ganhará uma lousa digital. As garrafas serão destinadas para produção de enfeites do Natal Luz.

Dia 04/06 – quarta-feira
Plantio de Hortênsias na Escola Padre Anchieta
14h30min – Mesa Redonda “Licenciamento Ambiental Rural” entre Técnicos da SMMA, Emater, agricultores e comunidade – Palco B
15h30min – Palestra com Zago Consultoria Ambiental – Tema: “Serviços Ambientais”
Dia 05/06 – quinta-feira
10h - Ecocinema Brasil – Exibição de Filmes Ambientais;
14h30min - Palestra com o Navegador Amyr Klink – Palco A
Dia 06/06 – Sexta-feira
10h - Ecocinema Brasil – Exibição de Filmes Ambientais;
13h30min - Intervenção artística dos alunos do programa de artes, malabaris, teatro de bonecos e clowns;
14h30min - Palestra com Biólogo Jackson Müller – Palco A
Orquestra de Violões de Gramado.
Dia 07/06 - Sábado
10h – Mutirão de limpeza, recolhimento de lixo na “Cascata dos Narcisos” - Parceria com o Poder Legislativo, gabinete da vereadora Vera Simão e com o “Grupo de Escoteiros George Edward Fox”;
11h - Orquestra Sinfônica Jovem de Gramado;
Intervenção artística dos alunos do Programa de Artes, com malabaris, teatro de bonecos e clowns;
14h - Contagem das Garrafas Pet, junto às escolas da Rede Municipal e entrega da premiação à escola vencedora;
Encerramento com Show do Alemão Ronaldo
DIARIAMENTE
•Apresentações Artísticas Culturais – Palco B
•Doação de mudas de árvores nativas;
•Coleta de “Lixo Eletrônico”, Pilhas e Lâmpadas;
•Conscientização Ambiental de recolhimento de Garrafas PET, entre as escolas municipais.

Data de publicação: 03/06/2014