Evandro apresenta dois pedidos de informações a Prefeitura
Na sessão ordinária do dia 24 de março, foram aprovados, por unanimidade, dois pedidos de informações do vereador Evandro Moschem – PMDB, direcionados a Prefeitura de Gramado.
No primeiro ele solicita manifestação do Poder Executivo sobre demora no envio do Projeto Lei que cria a Coordenadoria e o Conselho da Juventude. O vereador destacou que o pedido de criação dos mesmos foi feito, pelo peemedebista em agosto de 2013, e que o mesmo vem ao encontro do Estatuto Nacional da Juventude, da Lei Federal que instituiu o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. “Com a criação do Conselho e da Coordenadoria da Juventude, Gramado estará apta a receber recursos oriundos do Governo Federal, para difundir as politicas públicas voltadas aos jovens de 15 a 29 anos”, explicou ele.
Na outra solicitação Evandro pede esclarecimentos sobre os baixos investimentos na área de educação do município, oportunidade em que tomou como parâmetro o ranking de investimentos do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas do Estado, que colocam Gramado na 206º posição das Cidades que mais investem em educação no Rio Grande do Sul.
“A educação como destino de maiores investimentos reflete o amadurecimento de uma gestão pública com relação à preparação de um futuro promissor, sustentável dos gramadenses. Afinal, o investimento na produção e disseminação de conhecimento, é base da economia desse século, é o único capaz de potencializar transformações sociais no médio e logo prazo. Nesse sentido, questiono o motivo que Gramado não sai do patamar dos 25% de investimentos em educação, porcentagem exigida na Carta Politica de 1988”, disse Evandro.
O vereador ainda apresentou quadro comparativo, com ano e porcentagem de investimentos na educação do município, de 2006 à 2013 e questionou “será Gramado não possuí mais investimentos em educação por falta de um plano de gestão educacional?”.
Ano Porcentagem
2006 27,19