Vereadores participam de reinauguração da Usina de Triagem
Na tarde de ontem (20), os vereadores Gramadenses, participaram do ato oficial de apresentação das melhorias feitas na Usina de Triagem e Transbordo de Gramado, executadas através de uma parceria entre Prefeitura e a empresa de recolhimento de resíduos Geral.
Na oportunidade foi possível conferir todas as reformas, bem como onde foram aplicados os investimentos feitos pela Prefeitura e pela Geral, que ultrapassam um R$ 1 milhão. A Usina foi totalmente revitalizada, tanto em sua aparência como na praticidade e condições de trabalho.
“Quero parabenizar, em nome da Câmara, ao Executivo, bem como a Geral pelo trabalho desempenhado, e ressaltar que o Legislativo é apoiador dessa nova proposta de tratamento do lixo, pois estamos com essa ação pensando no futuro de Gramado, demonstramos com esse investimento o carinho e o comprometimento que temos com nosso município. A reformulação foi realmente espetacular e é impossível mensurar os benefícios que tais medidas irão causar”, ponderou Jaime Schaumlöffel (PP), em nome do Legislativo Municipal.
“Vivemos numa cidade evoluída e sendo assim, é necessário que olhemos com cuidado para tudo o que cerca o meio ambiente. O trabalho que foi realizado e que ainda será realizado na usina de Gramado tem justamente o objetivo de respeitar o meio ambiente e oferecer um serviço qualificado à nossa comunidade”, avaliou o Prefeito Nestor Tissot.
As melhorias implantadas vão desde a recuperação dos diversos galpões de armazenamento, até a desratização e dedetização de todo o ambiente, passando por reparos nas redes hidráulica e elétrica e construção de novos banheiros, cozinha e cercamento de todo o local.
“Gramado é uma cidade reconhecida em todo o Brasil pela qualidade em seu turismo, em sua estrutura receptiva, por que não também ser reconhecida pelo tratamento que dá aos seus resíduos?”, comentou o Secretário de Meio Ambiente, Márcio Coracini durante a cerimônia, completando ainda: “essa é uma bandeira que estamos levantando e contando com todo o respaldo do Prefeito Nestor Tissot e da Administração Municipal”.
Com todas as reformas e reparos, a Usina de Triagem fica à disposição da comunidade escolar de Gramado, para a realização de visitas técnicas com o objetivo de instruir crianças e jovens com relação às boas práticas na coleta do lixo. Para realizar a visita, basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone 54 3286 0268.
Depois da cerimônia oficial de apresentação, todos os presentes puderam conhecer a estrutura revitalizada.
Confira tudo o que foi feito na usina:
- Recuperação nos galpões;
- Nova rede elétrica;
- Sistema Hidráulico Refeito;
- 500m² de piso de concreto no galpão de triagem;
- Base de concreto implantada em todos os pilares de sustentação dos galpões, além de reforço nas estruturas metálicas;
- Colocação de cobertura metálica no galpão de triagem;
- Construção de banheiros novos no galpão de triagem;
- Cercamento no pátio de transbordo;
- 126m² de muros implantados;
- Dedetização e desratização constantemente realizada;
- Reparos nas redes de drenagem;
- Trechos da malha asfáltica reparados;
- Divisórias para separação e armazenamento de vidros e garrafas;
- Contêineres para armazenamento de vidros quebrados ;
- Banheiros, cozinha e rede elétrica do prédio administrativo reformados;
- Pintura em toda usina;
- Colocação de 200 metros lineares de meio-fio;
- Plantio de grama;
- Cercas reformadas e pintadas;
- Placas indicatórias;
- Esteiras e prensas reformadas e pintadas;
- Plantio de árvores e melhorias no entorno do localizada;
- Trabalhadores uniformizados e com Equipamentos de Proteção Individual – EPI;
Informações: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Gramado