Gramado recebe comitiva de Brentonico
Uma comitiva da cidade de Brentonico, província de Trento, na Itália, esteve no município de Gramado no dia 4 de março, a fim de conhecer de fato as belezas do município serrano, rico culturalmente pela sua colonização, formada por portugueses, alemães e italianos. Compondo a comitiva estavam o prefeito de Brentonico, Giorgio Dossi, Secretário Municipal, Maurizio Passerini, e a esposa, Monica Bianchi, a historiadora Rita Pedrotti, além de 30 integrantes do Coro Soldanella e Grupo Musical Tirolês.
No mesmo grupo estiveram presentes Cesare Ciola, Conselheiro da Junta Executiva da Associação Trentini Nel Mondo e mais cinco empresários com objetivo de avaliar a possibilidade de investimentos de grande monta no país.
O Vice-Prefeito em Exercício, Luia Barbacovi, representando o Executivo Municipal, juntamente com o vereador Celso Fioreze, representando o Legislativo, participou de um momento muito especial da visita. Durante missa, neste feriado de Carnaval, aconteceu uma bela apresentação do Coro e Banda de Brentonico, na Igreja São Pedro.
“Foi um momento ímpar que Gramado vivenciou neste dia. Valorizar a cultura que nos colonizou é o mesmo que valorizar todos aqueles que, hoje, fazem de Gramado, um modelo para todo o país e para o mundo”, destacou Barbacovi.
Visita ao Memorial da Casa Italiana na Praça das Etnias e a apresentação do livro As Histórias da Imigração do Planalto de Brentonico, pela autora Rita Pedrotti, fizeram parte da programação. A visita aconteceu através de uma bela parceria entre o Circulo Trentino e Secretarias de Cultura e Turismo de Gramado.
Texto - Carla Wendt.

Data de publicação: 06/03/2014