Câmara realiza Audiência sobre Metas Fiscais
Na manhã de hoje (30), no Plenário Julio Floriano Petersen, sede do Legislativo Municipal aconteceu Audiência Pública de Metas Fiscais do último quadrimestre de 2013, do Executivo Municipal. A sessão pública foi comandada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação formada pelos vereadores Ilton Gomes(PP), João Teixeira (PMDB) e Vera Simão (PP) e contou com a participação do secretário da Fazenda, João Pedro Till e dos contadores da Prefeitura, Mauricio Selau e Paulo Felippe Pinho, apresentaram os dados. A Audiência é feita em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal, 101/2000, art. 9º parágrafo 4º.
Nesta sessão forams apresentados os dados finais de 2013, informando que a receita corrente liquida, de janeiro a dezembro de 2013, foi de R$ 134.659.244,67. O Secretário João Pedro também apresentou as Despesas com Pessoal, no Executivo de R$ 52.300.312,22, o que corresponde a 38,84% do índice que tem como limite permitido pela legislação de 54%.
Em seguida João Pedro Till falou sobre os investimentos na Educação que correspondeu a 25,08% do orçamento no montante de R$ 22.205.401,11. O Secretário falou também sobre o valor investido na Saúde que foi de R$ 16.553.930,75, correspondendo a 18,84%.
O valor total arrecadado em 2013 foi de R$ 149.263.750,86 alcançando mais uma vez o superávit significativo tanto orçamentário como financeiro. Ele destacou ainda que os números estão sendo fechados nos próximos dias e que o balanço será remetido ao Poder Legislativo.
João Pedro também destacou o reconhecimento que Gramado tem no cenário estadual quanto ao equilíbrio financeiro e orçamentário e agradeceu o empenho da equipe da Secretaria, bem como de todo o Executivo e Legislativo. Ele informou que conforme a FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Gramado é a primeira prefeitura em receito no Rio Grande do Sul e empata em primeiro com outras quatro no país. Ele finalizou agradecendo a parceria da Câmara nos treze anos em que esteve à frente da Secretaria da Fazenda, aproveitando o momento para despedir-se como secretário e informar que está assumindo em fevereiro a autarquia Gramadotur.
Estiveram presentes na sessão especial, além dos citados acima, as seguintes autoridades, vereadores Celso Fioreze, Evandro Moschem, Jaime Schaumlöffel, Manu Caliari, Rafael Ronsoni e Rafinha Adam.

Data de publicação: 30/01/2014