Ministro Augusto Nardes visita a Câmara
O Ministro presidente do Tribunal de Contas da União, Dr. Augusto Nardes esteve na manhã de ontem (07), visitando a Câmara Municipal onde foi recebido pelos vereadores Evandro Moschem (PMDB), Ilton Gomes (PP), Jaime Schaumlöffel (PP), João Teixeira (PMDB), Manu Caliari (PRB) e Vera Simão (PP). Na oportunidade trocaram informações e falaram da política no cenário nacional.
Em um bate papo informal Nardes iniciou falando sobre o seu livro “Ribeiro Nardes – Uma família do Brasil”, lançado em Porto Alegre, e que fala um pouco da origem de sua família, Tropeiros, e também conta a história do Brasil. Ele fez a entrega de um exemplar a Câmara Municipal.
Logo depois falaram sobre a importância de se trabalhar em prol do interesse coletivo. “O interesse coletivo precisa ficar acima do segmentado, esse é um dos principais problemas enfrentados hoje, no cenário nacional”, ponderou. Nardes falou ainda que ao assumir a presidência do Tribunal de Contas tomou como meta realizar um projeto que vise melhorar o Brasil e planeja-lo em médio e longo prazo. “Um de nossos principais problemas é a falta de gestão e planejamento, acredito ser esse um dos grandes gargalos do país”, falou.
Nardes ainda colocou que “passamos a chamar os Tribunais a trabalhar em conjunto nas auditorias em diversos municípios. A ideia é não ver apenas o ato legal, mas também a operacionalidade dos atos e a normatização de concessões de serviços públicos”. Ele ainda falou que o TC dispõe de um observatório próprio, online, onde estão sendo monitorados os gastos federais. Ao finalizar a conversa o presidente do Tribunal ainda informou que estão trabalhando em um novo projeto, um acordo de cooperação, que busca implementar no Brasil as boas práticas de governança de países desenvolvidos.
“Agradecemos a presença do Ministro e a aula por ele nos ofertada nessa manhã, momento em que pode nos colocar um pouco o que se passa no cenário nacional, quais as ações do Tribunal de Contas, bem como pelo momento em que nos demonstrou de forma clara sua preocupação e responsabilidade com os recursos públicos, corroborando com o que pregamos em Gramado que é a transparência e o bom uso das verbas”, destacou o presidente, vereador Jaime Schaumlöffel (PP).
Nardes está na cidade de férias com a família e aproveitou para fazer alguns contatos e rever amigos. João Augusto Ribeiro Nardes, nascido em Santo Ângelo, no dia 13 de outubro de 1952, é um político e magistrado brasileiro. Ele é graduado em Administração de Empresas pela Fundames (atual Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões), em Santo Ângelo, pós-graduado em Política do Desenvolvimento e mestre em Estudos de Desenvolvimento, pelo Institut Université d’Études, em Genebra, na Suíça. Nardes iniciou sua carreira política como vereador, pelo Arena, em Santo Ângelo, entre 1973 e 1977. Foi deputado estadual pelo PDS, entre 1986 e reeleito em 1990 já pelo Partido Progressista Renovador. Em 1994 elege-se deputado federal, sendo reeleito em 1998 e 2002. Com a aposentadoria do ministro do Tribunal de Contas da União Humberto Souto em 2004, a Câmara dos Deputados indicou quatro nomes que passaram por votação secreta tendo Nardes vencido o pleito. Seu nome foi confirmado pelo Senado e então foi nomeado pelo presidente da república a assumir a cadeira. Assim sendo, renunciou ao mandato de deputado federal para assumir o novo cargo em 20 de setembro de 2005.

Data de publicação: 08/01/2014